Qualidade de vida e coleta de lixo em Barueri atingem excelência no ranking da INDSAT

- 08 de novembro de 2023

Os Indicadores de Satisfação do Serviço Público (INSDAT) acabaram de divulgar os resultados do levantamento de agosto deste ano. Em Barueri, a coleta de lixo e a qualidade de vida atingiram o “Grau de Excelência” do estudo, posicionando-se em 1º e 2º lugares, respectivamente, com 819 e 807 pontos. Alcançam o Grau de Excelência os serviços que recebem pontuação superior a 800.

A INDSAT avalia periodicamente 16 serviços públicos de grandes, médias e pequenas cidades brasileiras com base em entrevistas com moradores maiores de 16 anos.

Coleta de lixo
A pesquisa mostra que a população aprova o serviço de coleta de lixo realizado pela Prefeitura, classificado como o melhor setor da cidade com 819 pontos – a pontuação mais alta dos últimos dois anos. Dentre as cidades de médio porte, categoria à qual Barueri se encaixa, a média é de 767 pontos.

A coleta de lixo tem se mantido no Grau de Excelência da INDSAT desde fevereiro de 2023 e a pontuação obtida em agosto é maior do que a registrada em maio, que foi de 807 pontos.

O serviço recebeu 89,3% de avaliações positivas dos moradores entrevistados, sendo 23,7% de “ótimo” e 65,6% de “bom”. Aqueles que desaprovam o serviço representam 2,2%.

Além da coleta de lixo porta a porta e da coleta seletiva, que opera em 100% da cidade, Barueri implantou em 2021 o modelo de coleta mecanizada, na qual foram distribuídos contentores de lixo em todas as ruas do município. O recurso facilita o descarte de resíduos e evita o acúmulo de detritos nas calçadas.

Qualidade de vida
Barueri também lidera o ranking quando o assunto é qualidade de vida. O segmento recebeu 807 pontos em agosto, chegando ao Grau de Excelência pela segunda vez – a primeira foi em fevereiro deste ano - e superando os 786 pontos obtidos em maio. A pontuação também supera a média das demais cidades de médio porte, que é de 738.

As avaliações positivas chegaram a 83,8% (22,3% de “ótimo” e 61,5% de “bom”). O resultado supera o do mesmo período de 2022, que registrou 73,6% de aprovação. Apenas 1,9% avaliou negativamente o segmento e houve queda em comparação com o mesmo período do ano passado, quando teve 2,8% de rejeição.

O município oferta uma ampla gama de serviços gratuitos e de excelente qualidade, especialmente nas áreas de cultura, esporte, educação, saúde, meio ambiente e segurança.  Barueri se destaca também no oferecimento de espaços verdes, contando com quatro parques - mais um que está em construção (o Parque da Juventude) -, diversas praças com infraestrutura completa para o lazer de crianças e adultos, além de ser limpa e arborizada.

Temp Temp Temp