Temp

Laço Branco: campanha mobiliza homens pelo fim da violência contra a mulher 

- 08 de dezembro de 2017

Como parte das atividades dos 16 Dias de Ativismo - campanha global das Nações Unidas de combate à violência contra mulher – a Secretaria da Mulher de Barueri, por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos e Combate à Violência de Gênero, propõe diversas ações voltadas ao tema, entre elas, um debate (realizado na quarta-feira, dia 6) sobre o Dia do Laço Branco, movimento que busca sensibilizar os homens pelo o fim da violência contra a mulher. O encontro aconteceu na Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. 

O debate foi conduzido pela advogada Alais Vitória Barrichelo Chaves, que atua no departamento de acolhimento das vítimas de violência. A advogada apontou alguns dos motivos que colocam o Brasil no 5º lugar do ranking mundial entre os países que mais cometem feminicídios – assassinatos de mulheres.  

“Já se estima que mulheres vivem no ciclo de violência cerca de 8 a 12 anos até denunciar”, alertou Alais.  

Com participação de agentes da Guarda Municipal e Demutran, uma dinâmica em grupo trouxe reflexões com objetivo de desconstruir frases de impacto social presentes no cotidiano como “Mulher gosta de apanhar” e “Violência está presente apenas em classes de maior vulnerabilidade social”. 

“Este assunto precisa ser trabalhado sempre. É importante mostrar que a mulher não é um ser submisso. Falar sobre isso aos homens é essencial, pois o agressor busca justificativas pela agressão”, disse a agente de trânsito Eliane Silva. 

Dia do Laço Branco 

Em 6 de dezembro é celebrado em vários países o Dia do Laço Branco, data marcada pelo assassinato de 14 mulheres na Escola Politécnica de Montreal (Canadá), em 1989. O assassino pediu para os homens se retirarem de uma sala, atirou nas estudantes e em seguida cometeu suicídio, deixando uma carta sobre seu ódio pelas mulheres.