Temp

HMB realiza campanha sobre lavagem das mãos

- 10 de maio de 2018

Na terça-feira (dia 5) comemorou-se o Dia Mundial de Higiene das Mãos, por isso o Hospital Municipal de Barueri Dr. Francisco Moran (HMB), realizou, entre os dias 2 e 4 de maio, atividades voltadas para conscientização.

Organizado pelas equipes de enfermagem e gestão de pessoas, com participação de voluntários do grupo de Angels Doctors, o objetivo da programação foi impactar todos os setores do HMB para mostrar a importância da lavagem das mãos no ambiente hospitalar.

De forma descontraída e participativa, as ações foram desenvolvidas para mostrar a eficácia do hábito de manter as mãos limpas com apenas água e sabonete ao utilizar a técnica de higienização simples. O álcool em gel pode ser utilizado nos momentos em que não é possível lavar com água e sabão e quando não há sujeira visível nas mãos. 

O grupo de voluntários criou paródias com o tema e fez apresentações em todos os andares do Hospital na parte da manhã de quarta e sexta-feira. Já na quinta-feira, Michelle Fonseca, enfermeira SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) e Daniela Mesquita, enfermeira auditora, fizeram uma atividade com guache para as equipes de enfermagem. A dinâmica, feita com os olhos vendados, usa o guache como sabonete, e com a tinta espalhada nas mãos é possível verificar, em cada participante, onde há falhas na execução da técnica de lavagem das mãos. ?

A higiene das mãos é fundamental para impedir e reduzir a propagação de infecções, além de promover segurança para o paciente, para a equipe médica e para os transeuntes. Portanto, todos os profissionais precisam estar atentos à higienização das mãos em diversos casos, principalmente em cinco momentos: antes do contato com o paciente, antes de algum procedimento, após risco de exposição, após contato com o paciente e em áreas próximas ao usuário.

 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp