Projeto Mães Cuidadoras conclui mais uma etapa

- 11 de novembro de 2017

57 mães tiveram um dia especial na quinta-feira (dia 9). Elas participaram da formatura de capacitação do projeto Mães Cuidadoras. Idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Barueri Estrela Guia, em conjunto com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, ele consiste basicamente em dar apoio e suporte a um grupo de mães, assistidas pela Apae e pela SDPD, por dois anos.

Elas tiveram treinamento gratuito, totalizando 22 horas/aula de curso e aprenderam a fazer pães artesanais, sucos, saladas e lanches naturais. Agora, o projeto passará por reformulações antes que elas comecem a vender seus produtos. Conforme a época do ano, elas trabalharão com caldos, bolos, etc. O projeto Mães Cuidadoras é gastronômico, mas abrangeu outras frentes como suporte psicológico e empreendedorismo. O objetivo é que elas gerem renda e possam cuidar de seus filhos.

Com a presença de autoridades municipais, secretários, vereadores, o presidente da Apae de Barueri, Sérgio Toledo, e a presidente do Grupo de Mães, Márcia Bueno, a solenidade aconteceu na sede da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Experiências
Para a formanda Maria Argeleide Ferreira Batista Alves, que confessa ter poucas habilidades na cozinha, o curso foi um desafio e mesmo assim, ela festejou sua participação. Liliane Kerolin da Silva disse que estava feliz com sua participação: “O curso trouxe coisas boas como o companheirismo e uma bela oportunidade. O projeto é maravilhoso e temos fé que dará certo, pois somos mães corajosas”.

Adriana Bueno Molina, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, parabenizou as mães e salientou a importância delas na vida de seus filhos. “É uma etapa e nós enfrentamos vários obstáculos, mas vocês já são vencedoras”, afirmou.

O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), Carlos Roberto da Silva, detalhou que a pasta que lidera está implantando vários projetos para colocar as pessoas no mercado de trabalho.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan, falou da preocupação com as mães. Destacou que essa capacitação não está encerrada e sim começando. “Vocês estarão conosco durante algum tempo para assimilar tudo que é necessário incluindo técnicas, logística, vendas, cálculo e armazenamento”. Sônia também destacou falou a importância do trabalho da Apae e as ações que estão sendo feitas para ajudar a instituição.

Atração
Quem relatou sua história de vida e superação foi o cantor Edu Camargo, que nasceu cego e encontrou a música como forma de alegria aos 12 anos. Após trabalhar como cantor em bares e festas, lançou-se produtor musical e arranjador, tanto para rádio quanto para TV. Aos 38 anos está no auge de sua carreira. Em 2014, ele participou do programa The Voice Brasil.