Conselheiras do Fundo Social fazem balanço do ano

- 10 de novembro de 2023

O Conselho do Fundo Social de Solidariedade de Barueri reuniu-se na quarta-feira, dia 8, para avaliar as ações deste ano. O encontro aconteceu na Horta da Gente, equipamento da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), idealizado pelo Fundo Social.

Sônia Furlan, presidente do Fundo Social, traçou um panorama das ações e comemorou os resultados. Ela iniciou falando sobre os recursos na conta do Fundo, explicando o quanto foi importante o período em que a Secretaria de Esportes destinou a locação da Arena Barueri aos projetos do setor.

ReNascer e Horta da Gente
Abordando o ReNascer e outros programas geridos pelo Fundo Social, Sônia Furlan declarou que “projeto social quando dá certo e cresce muito, vira política pública, o que para nós é sinal de que estamos no caminho certo."

A presidente reiterou a preocupação com as pessoas que ainda estão em situação de rua e resistem ao acolhimento. A Roda do Cuidar, considerado o início do processo de aproximação com pessoas em situação de rua, continua trazendo bons resultados. Uma das medidas para melhorar a condição dessas pessoas é o chamado Banho de Afeto. Um caminhão completamente equipado deve começar a funcionar em dezembro, justamente para atender as pessoas que não desejam ir para o abrigo. Durante a ação, serão oferecidas roupas, alimentação, terapia e possibilidade de banho.

Valéria Fugii, vice-presidente do Fundo Social, detalhou o trabalho do ReNascer e da Horta da Gente. Ela explicou que em breve mais 12 bolsistas irão para suas casas, alcançando assim o objetivo final do Programa: a reinserção social completa.

Valéria também destacou que na Cozinha Experimental as atividades continuam, como o programa Chef com a Gente, que promove uma espécie de campeonato gastronômico entre as Secretarias Municipais utilizando as verduras e legumes produzidas na horta. Está previsto para o próximo ano uma parceria com a Secretaria de Saúde. Grupos de diabéticos e hipertensos, por exemplo, terão na Cozinha Experimental acesso a receitas adequadas para suas condições de saúde.

Todos os integrantes do Conselho manifestaram-se para exaltar a Horta da Gente, que cumpre 14 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Inclusive há interesse de outros municípios em implantar o mesmo modelo.

Núcleo de Moda e Campanha do Agasalho
Outro assunto abordado foi o Núcleo de Moda e a Confecção Vale do Sol. A participação de ambos foi primordial para o sucesso da Campanha do Agasalho. Enquanto produziam para a Campanha, as alunas que foram selecionadas para a Confecção receberam uma bolsa-auxílio. Há uma demanda grande para os cursos oferecidos pelos Núcleos. A Sads e o Fundo Social já estão em tratativas com o Senai para que sejam implantadas aulas nos Núcleos de Moda também no período noturno.

Os números da Campanha do Agasalho foram divulgados: 120.629 peças novas entre agasalhos, cobertores e mantas; 37.693 famílias atendidas; 26 bairros, 21 entidades, seis Cras e Creas foram contemplados.

Mães Cuidadoras
Sobre o Empório Mães Cuidadoras, Adriana Bueno Molina, secretária da Sads e tesoureira do Conselho, explicou que as mães do Empório II acabaram de formar-se e que já há um diálogo com a SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência) e APAE para que durante na próxima edição do Programa as mães façam os cursos no mesmo período em que seus filhos são atendidos.

As seis mães que ganharam seus diplomas no dia 31 de outubro receberam um cheque no valor de R$ 29.222,66. Chamado de Fundo de Reserva, esse valor representa 25% da receita da venda de todos os produtos ao longo do Programa. No total, entre 2022 e 2023, elas venderam mais de 117 mil reais em produtos.

“Conseguimos”
A presidente do Fundo Social, Sônia Furlan, fez um balanço dos resultados de 2023. “Em que pesem todas as dificuldades, foi um ano que tivemos bons resultados em todos os projetos. Conseguimos resgatar, direcionar pessoas para novas vidas, capacitar outras em programas de geração de renda e tudo isso graças a participação e ajuda de muitos parceiros e também das conselheiras do Fundo Social”, declarou. Sônia agradeceu especialmente a Valéria Fugii, “que ao longo de tantos anos tem sido a vice-presidente do Fundo Social de Solidariedade e que em breve estará aposentada.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp