Temp

Segundo encontro amplia discussões sobre matriciamento da saúde mental na rede

- 11 de novembro de 2019


Os profissionais de saúde de Barueri estão se aprofundando cada vez mais no Projeto Matriciamento focado na saúde mental – que consiste no suporte e na intervenção pedagógica-terapêutica praticado por profissionais de diferentes áreas dentro do serviço de saúde aos casos inicialmente considerados exclusivamente da saúde mental.

A 2ª Oficina Municipal do Projeto Matriciamento - “Acolhimento e Cuidado Compartilhado em Rede – Saúde Mental na Atenção Básica” aconteceu na sexta-feira (dia 8), no auditório da Fatec Barueri, e reuniu profissionais de diferentes setores da Secretaria de Saúde durante o dia inteiro.

Os trabalhos foram conduzidos pela facilitadora externa do Projeto Matriciamento, Marina Ramos. Por meio de vídeos, slides, dinâmicas e atividades práticas pedagogicamente provocativas, Marina apresentou uma contextualização do projeto, discutiu junto aos presentes conceitos da Saúde e, mais especificamente, da Saúde Mental, destrinchou possíveis soluções para situações-problema baseadas na rotina das equipes e trouxe sugestões de incremento de estratégias para matriciamento.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (NEPHS) em parceria com a Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde. Há quase dois anos o Projeto Matriciamento vem sendo construído na região. Barueri conta com o dispositivo desde 2015, mas este ano o tema tem sido mais amplamente difundido entre os profissionais.

O 1º encontro aconteceu em agosto deste ano e a ideia é aprofundar a questão cada vez mais, já que os profissionais defendem a urgência da promoção da saúde mental, sendo as questões psicológicas da alçada de todas as especialidades médicas.
 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp