Esperado há anos, Fórum de Barueri terá prédio novo já em 2018

- 12 de julho de 2017

Estão em fase de execução de fundação e pré-moldados as obras do novo prédio do Fórum da Comarca de Barueri, na avenida Sebastião Davino dos Reis, entre o espaço que sediava a PUC de Barueri e a Secretaria de Mulher, na Vila Porto. O estágio atual de serviços realizados soma 14,92% e o prazo previsto para término é dezembro de 2018.

O prédio abrigará magistrados e funcionários do Poder Judiciário e está sendo executado pela Prefeitura de Barueri em convênio com o TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo). Além da construção, o Poder Executivo é responsável pela doação do terreno que terá 16.408 metros quadrados de área construída.

O equipamento tem projeto arquitetônico moderno e visa reunir no futuro endereço todos os serviços prestados na atual sede, que hoje funciona na rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, no Jardim dos Camargos, e em outros pontos da cidade. O objetivo é contemplar todas as necessidades do Fórum.

Na semana passada, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan, acompanhado do secretário de Obras e vice-prefeito, José Ruberto Piteri, esteve no local e comentou que o novo prédio para o Poder Judiciário está sendo esperado há mais de 20 anos, já que foi inaugurado há quase 50 anos e, de lá para cá, a cidade cresceu vinte vezes mais. “Chega uma hora em que a necessidade faz com que a obra tenha que ser feita. A importância do município e o número de empresas aumentaram. Então não tem outra situação, se não dotar a cidade deste equipamento e, dentro dele, vai se fazer justiça para todo nosso povo. E pelo que estamos imaginando e pelo o andar da construção, até o final do ano que vem estaremos entregando essa obra”.

Instalações
O novo Fórum de Barueri terá três pavimentos: térreo, inferior (garagens) e superior e instalações como varas, cartórios, tribunal do júri e celas; bancos, diversas salas, dormitórios para jurados, recepção, tesouraria, protocolo e arquivo.

De acordo com o projeto, o fórum terá espaços que permitirão acessos separados aos presos, juízes, promotores e familiares dos detentos em dias de julgamentos. Os magistrados, por sua vez, poderão chegar às suas salas e aos locais de audiências de forma independente – utilizando-se de elevadores e passarelas.

Comarca de Barueri
A comarca de Barueri foi criada pela lei nº 5121 em 1958 e instalada no ano de 1964. Atualmente tem seis varas cíveis, duas criminais, uma Vara do Juizado Especial Cível e Criminal e uma Vara da Fazenda Pública e um Juizado Digital.

Denominado "Desembargador Breno Caramuru Teixeira", o atual prédio do Fórum da Comarca de Barueri foi inaugurado em 26 de abril de 1976. Soma 3.222 metros quadrados de área construída e área total de 4.972 metros quadrados.