Caminhão ODS traz a sustentabilidade ao Senai Barueri

- 12 de dezembro de 2023

O Caminhão ODS estacionou na tarde de sexta-feira, dia 8, no Senai de Barueri “José Ephim Mindlin”, trazendo novidades e muito conhecimento aos presentes. Dentro do veículo (denominado Caminhão das Artes Literárias), o visitante pôde conferir a biblioteca interativa com livros focados em meio ambiente e sustentabilidade; o vídeo criado por Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU); e os óculos de realidade virtual, com muitas informações sobre os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Do lado de dentro da entidade, a festa continuou com oficinas de construção literária, contação de histórias, jogos interativos, música feita com materiais resgatados do descarte e muito mais.

Entre os parceiros expositores do evento, convidados pelo Movimento ODS Barueri, estavam: a Inovar Sustentável, empresa que oferece cursos de manufatura de ecobags, entre outros, para mulheres em situação de vulnerabilidade; a empresa de jogos interativos sustentáveis Super Eficiente, que transforma uniformes usados em tabuleiros inteligentes; a ONG Arte da Lata, que transforma lixo em música; o projeto Polinizando, que chama a atenção do público para a importância das abelhas sem ferrão para a produção de alimentos; a LimPet, que recolhe garrafas plásticas de PET e as converte em cerdas para vassouras; a cooperativa Unindo Forças, da comunidade Vale do Sol, que faz paletes a partir de resíduos de madeira de empresas; entre outras.

Crianças, adolescentes e jovens estudantes de Barueri e região, principalmente de escolas públicas, ETECs e Fatecs, estavam presentes ao evento. A moradora da cidade e estagiária Priscilla Reis participou intensamente das atividades. “Estou achando tudo muito interessante, principalmente porque as ODS estão bem relacionadas com o que a gente já está vivendo. A agenda 2030, que antes só ouvíamos falar, agora nós a estamos vivenciando com as mudanças climáticas, infelizmente. Estamos atualmente convivendo com as nossas ações antrópicas*, então é algo muito bom e interessante para conscientizar a população”.

O diretor da escola Senai José Ephim Mindlin e representante do núcleo ODS Barueri, Elcio de Sousa, declarou que “a ação é muito importante para a comunidade como um todo. “Todos os temas que discutimos no dia a dia estão inseridos dentro dos 17 ODS. Então, a melhor forma de abordar o tema é mostrando como tudo está sendo feito, ou seja, mostrar na prática que é possível, mesmo com pequenas ações, juntarmos os 17 objetivos. Esse evento foi realizado justamente para chamarmos a atenção que nós temos um prazo curto e ainda muito a fazer”.

A coordenadora do Movimento Nacional pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Estado de São Paulo, Nina Orlow, concorda com o diretor e afirma que o caminhão estacionou em Barueri para divulgar o movimento e incentivar as pessoas a conhecerem cada vez mais, além de praticarem a visão integrada dos 17 objetivos. “Sem água não temos saúde, sem saúde não temos uma boa educação e assim por diante (tudo está integrado). Então temos essa visão (mais sistêmica), que precisa ser colocada em prática em cada cidade do país. Esse programa da ONU vai até 2030 e nós já estamos na metade do prazo com muita coisa ainda a ser feita, principalmente porque cada objetivo tem metas a cumprir e nós precisamos avançar nessas metas. O movimento nacional que tem em cada estado está também com uma cadeira na Comissão Nacional, que vai ficar agora no gabinete da Presidência da República. O que queremos é que o movimento cresça em todos os estados, municípios e que tenhamos apoio, especialmente nesses projetos que já estão sendo desenvolvidos”.

Cristina Palmieri, integrante do núcleo estadual e que também faz parte do núcleo municipal de São Paulo, trabalha especialmente pelo 8º objetivo, que é justamente o trabalho decente e o crescimento econômico. Ela acrescenta que “sem trabalho decente, as pessoas adoecem, já o trabalho com remuneração justa empodera a população, melhora a sociedade e gira a economia. O trabalho está no centro de todos os ODS, ele torna as cidades resilientes, combate à fome, à pobreza e à desigualdade”, finaliza.

*Ações antrópicas: ação realizada pelo homem. Em decorrência dos impactos ambientais provocados pelo ser humano, esse termo ganhou destaque nas discussões.

Temp Temp Temp Temp