Temp

Defesa Civil alerta para calor extremo e fortes chuvas para os próximos dias 

- 14 de novembro de 2023

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Barueri, ligada à Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Social (SSUDS), alerta para as altas temperaturas nos próximos dias (15 e 16) e a baixa umidade relativa do ar (URA). Há ainda previsão de fortes chuvas e com rajadas de vento para o fim de semana, nos dias 18 e 19 de novembro.

Altas temperaturas
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o Estado de São Paulo está entre as regiões que recebem o alerta de perigo para o calor extremo na quarta e na quinta-feira (dias 15 e 16), com máximas de 39° C e sensação térmica de 40° C. A umidade relativa do ar é de 30% no período da tarde.

É necessário dar atenção especial para animais, crianças e idosos. Recomenda-se constante hidratação com água, refeições leves, dar preferência a banhos frios e evitar aglomerações.

Chuvas e tempestades
Já para sábado e domingo (dias 18 e 19), a previsão é de fortes chuvas e poderá ter rajadas de ventos. Portanto, há riscos de quedas de árvores, dentre outros danos. Algumas medidas podem prevenir acidentes:

- Reforçar as tampas das caixas d’águas;
- Utilizar espuma expansiva nos bicos das cumeeiras dos telhados e no vão das telhas;
- Com a chegada dos ventos, manter as portas fechadas e permanecer em cômodos com laje;
- Evitar estacionar e ficar próximos de árvores durante a tempestade.

Em casos de emergência, acione a Defesa Civil pelo número 199.