Temp

Idosos concluem cursos e entram na era da tecnologia 

- 15 de dezembro de 2017

Dois programas permanentes do Parque da Maturidade José Dias da Silva são a Inclusão Digital e a Alfabetização. Os alunos de ambos receberam seus certificados na segunda-feira (dia 11). As atividades contribuem para o envelhecimento ativo e promovem integração, saúde, empoderamento, educação e cultura.  

Com duração de três meses, o Inclusão Digital traz conceitos básicos de informática, sistema operacional, editor de texto, internet e e-mail. Para atender a demanda dos idosos e promover o acesso às mídias sociais foi criado o curso de smartphone. Realizado em parceria com a empresa Advanta, o curso formou  91 pessoas.  

Já o “Alpha Digital - Alfabetização e Informática rumo ao saber sem fronteiras” é um projeto que promove o acesso à informática para idosos que  estão em processo de domínio da leitura e da escrita. No curso, eles experimentam o manuseio do computador e têm a oportunidade de desenvolver o letramento por meio dele.  

Além da Inclusão Digital, receberam seus certificados os alunos da oficina de Alfabetização, que em parceria com a Secretaria de Educação, matricula idosos no Ensino Fundamental I e os orienta para a realização de avaliações nos programas do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos) e CEEJA (Centros Estaduais de Educação para Jovens e Adultos), com foco na conclusão do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.   

Neyde Correa participa da alfabetização desde o início em 2008, quando o Parque da Maturidade foi inaugurado. Emocionada, ela conta que terminou os ensinos fundamental e médio e já prestou o Enem.   

O instrutor de informática Alex Teixeira da Costa e a professora de alfabetização Isabel Cristina dos Santos entregaram os certificados aos idosos. Nádia Amaral, coordenadora do Parque da Maturidade, parabenizou a todos os formandos pela persistência e vontade em aprender.  

Membros do  projeto "Plantadores – Plantando e Multiplicando Ideias de Educação Ambiental", muitos deles também integrantes da alfabetização e da inclusão digital, receberam mudas de plantas cultivadas no próprio Parque da Maturidade.  

Temp Temp Temp