Temp

Por um trânsito mais seguro, Semurb realiza palestras nas escolas

- 16 de abril de 2024

Para construir desde cedo um trânsito mais consciente, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri (Semurb), por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), realizou de janeiro a março deste ano diversos encontros em escolas da rede municipal de ensino, dentre outros espaços, sobre a importância de um trânsito seguro para todos. 

As palestras foram realizadas pela equipe de agentes de trânsito. Ao longo desse primeiro trimestre, 991 pessoas, entre alunos, servidores e funcionários de empresas privadas participaram dos encontros. Além dos 10.708 motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres que tiveram acesso a materiais informativos e orientações nas ruas. Ao todo, os agentes da Semurb realizaram mais de 11 mil abordagens educativas somente no primeiro trimestre de 2024. 

Nos encontros foram apresentados os seguintes temas: 
- Direitos e deveres dos pedestres, com ênfase em travessias, saída e entrada de escolas, reconhecer o funcionamento dos semáforos e Sinal de Vida;  
- Direitos e deveres dos ciclistas; 
- Os perigos da prática de soltar pipas com cerol ou outro tipo de linhas cortantes, inclusive explicando sobre a proibição por lei; 
- Lei da Rabeira no município de Barueri;  
- Explicações a respeito do uso do cinto de segurança e de dispositivos de retenção, como cadeirinhas, bebê conforto e assento de elevação para as crianças, dentre outras informações.  

Nas escolas 
As escolas visitadas pela equipe da Semurb foram as Emefs Agenor Lino de Matos, Benedito Venâncio, Professor Aristides da Costa e Silva, Professor Ezio Berzaghi e a Professor Alfredo do Carmo. De acordo com a diretora do DET, Joyce Fazolin da Silva Matos, os estudantes demonstram grande interesse em aprender mais sobre as regras do trânsito e são ótimos multiplicadores.  

“As dúvidas mais recorrentes são a respeito das bicicletas motorizadas, scooter de até 49 cilindradas e mobiletes”, conta a diretora. Ela ressalta que as ações do DET, por meio do programa “Semurb na Comunidade Escolar”, também engloba palestras educativas para os pais, responsáveis, professores e profissionais que atuam na escola. 

Presente nas empresas 
Além da Educação para o Trânsito preparar futuros condutores nas escolas, ensinando desde cedo valores como solidariedade, respeito e senso de coletividade, essas lições também são lembradas constantemente para os adultos. Para tanto, a Semurb se faz presente em empresas e conversa com motoristas profissionais.  

“As ações e programas do Departamento de Educação para o Trânsito da Semurb têm a finalidade de conscientizar todos os públicos, das mais variadas faixas etárias, tendo como base a segurança viária, a diminuição do número de sinistros e, principalmente, como eu gosto sempre de lembrar, o compromisso de salvar vidas. Esse é o norte da nossa missão”, destacou Joyce. 

As ações da Semurb ocorrem todos os anos em vários momentos ao longo dos semestres. 

Temp Temp Temp