Temp

Barueri investe em obra de desassoreamento do rio Cotia no Jardim Maria Helena

- 17 de abril de 2024

O trabalho de desassoreamento do rio Cotia, iniciativa que envolve o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), e as Prefeituras de Barueri e de Carapicuíba, foi retomado recentemente, na metade de março deste ano. Desassorear significa remover materiais, como areia, lodo e outros sedimentos do fundo do rio.  

O objetivo dessa atual intervenção é diminuir os efeitos das enchentes, que castigam há anos os moradores de ambos os municípios por conta do transbordamento do Rio Cotia, a exemplo de trechos das avenidas Bariloche e Marco Antonio Calegari. Entre os bairros de Barueri mais afetados pelas cheias do rio estão o Jardim Maria Helena e as partes baixas da Aldeia de Barueri. 

A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, está atualmente colaborando com as áreas de bota-espera nos trechos adjacentes aos serviços. Essas áreas servem para estocar temporariamente o material de escavação que, por possuir boa qualidade, será aproveitado posteriormente.  

A limpeza e o desassoreamento estão sendo realizados no trecho final do Rio Cotia, na Foz com o Rio Tietê. De acordo com Ronaldo Dantas de Lima, diretor da Coordenadoria de Obras Viárias e Hídricas da Secretaria de Obras da cidade, “a Prefeitura já realizou a limpeza e o desassoreamento de um trecho anterior, onde hoje outro serviço está sendo executado pelo Governo do Estado, visando mitigar os efeitos das grandes precipitações pluviométricas que acometeram a região”. 

Moradores já sentem as melhorias 
Para Carlos Alberto dos Santos, morador do Jardim Maria Helena há 40 anos, e que já presenciou oito enchentes, essa obra de desassoreamento do Rio Cotia conseguiu diminuir a vazão de água nos dias de chuva. “As máquinas agora estão trabalhando permanentemente na margem, tanto que na última chuva que deu, o rio encheu, mas não transbordou por causa dessa benfeitoria que a Prefeitura está fazendo. Em 2023, tivemos uma chuva que encheu um metro de água dentro de casa. Perdemos muitas coisas, mas o Prefeito de Barueri ajudou cada um dos moradores atingidos com um valor com o qual conseguimos repor alguns dos objetos perdidos. A partir daquele momento, a Prefeitura decidiu tirar algumas casas e alargar o rio e tudo melhorou”, declarou. 

A moradora Gilda Maria da Silva também disse que tem visto as máquinas trabalhando para que as chuvas não voltem a castigar o local. “Depois daquela última enchente, as ruas não encheram mais", finalizou. 

Temp