Temp

Barueri não possui casos de febre amarela; vacinação é preventiva 

- 19 de janeiro de 2018

Há mais de 60 anos Barueri não registra qualquer caso de febre amarela – nem em macacos e nem em humanos. Mesmo assim, desde o final de novembro o município realiza campanha de vacinação destinada aos moradores e trabalhadores que convivem próximos às classificadas áreas prioritárias (regiões de mata), conforme determinado pelo Ministério da Saúde. Por isso não é necessário entrar em pânico, a ação é preventiva. 

A campanha foi adiantada pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde em alguns municípios brasileiros (incluindo Barueri) para evitar um possível surto, já que a febre amarela é sazonal e registra picos durante o verão. Barueri não está entre as cidades consideradas de risco, tanto que não consta na lista de 53 municípios que receberão doses fracionadas da vacina em uma ação de urgência empreendida pelo governo federal.  

Cidade imunizada 

Em Barueri, até o momento já foram vacinadas mais de 120 mil pessoas. A disponibilidade da vacina depende totalmente do Estado, que vem distribuindo de acordo com seus estoques, que chegaram a acabar nesta sexta-feira (dia 19), devendo ser repostos na próxima semana. O município já se adiantou e enviou pedido de mais 80 mil doses. 

Nesta semana, Barueri solicitou ao órgão distribuidor da vacina mais 65 mil doses, mas recebeu apenas 35 mil. O montante foi distribuído entre as 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que já estavam realizando a imunização e acredita-se que supra a demanda até terça-feira.  

Fique atento! 

Os horários de aplicação mudam de unidade para unidade, de acordo com a demanda. Algumas adotaram o sistema de senhas devido a limitação no número de doses que chegam do Estado. Quem vai viajar e precisa do Certificado Internacional de Vacinação deve procurar o SAE (Serviço de Atendimento Especializado), no Centro. 

Confira abaixo as UBSs que estão aplicando a vacina no município: 

- UBS João de Siqueira - Jd. Reginalice 

- UBS Pastor José Roberto Rossi - Jd. Califórnia / Vila Ceres 

- UBS Armando Gonçalves de Freitas - Pq. Imperial / Mutinga 

- UBS Raquel Sandrini Ruela - Jd. Maria Helena / Votupoca 

- UBS Maria Francisca de Melo - Pq. Viana / Votupoca 

- UBS Hélio Berzagi - Jd. Paulista / Votupoca 

- UBS Vince Nemeth - Jd. Audir / Silveira 

- UBS Hermelino Liberato Filho – Jd. Belval  

- UBS Amaro José de Souza – Jd. Mutinga 

- UBS José Francisco Caiaba – Aldeia de Barueri 

- UBS Pedro Izzo – Jd. Esperança