Barueri conscientiza no Dia Mundial da Água

- 22 de março de 2017

Nesta quarta-feira, 22, é comemorado o Dia Mundial da Água. Em Barueri, essa data é comemorada com eventos organizados pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente e órgãos parceiros. O objetivo é conscientizar a população sobre uso e desperdício da substância líquida, incolor, insípida e inodora.

No Centro, no bulevar Arnaldo Rodrigues Bittencourt, a equipe da base móvel de educação ambiental permanece o dia todo distribuindo informativos sobre a água. Já no Engenho Novo, a partir das 14 horas, acontece apresentação da peça “As lavadeiras”, com o palhaço Costelinha, na Emef Padre Luiz de Oliveira Andrade (rua Maria Helena, 191).

O Parque Imperial recebe, entre 8 e 17h, na Biblioteca Municipal Luiz Odair (rua Duarte da Costa, 15), a exposição “Dia da Água”.

Despoluição
Há, em Barueri, o projeto "Bacias limpas, águas claras" que monitora todas as bacias e micro bacias dentro do município. O trabalho é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, em convênio com a Fieb/ITB Engenho Novo Professora Maria Sylvia Chaluppe Mello.

O objetivo é a despoluição. Periodicamente, amostras de água de lagos, lagoas e reservatórios são encaminhadas para análise laboratorial. Os resultados compõem um relatório que é enviado à Secretaria que, desta forma, acompanha os níveis de poluição das águas.

Tema da ONU
Neste ano, a Organização das Nações Unidas (ONU), que cuida da temática de recursos hídricos e saneamento, estabeleceu o tema “Águas Residuais” como o foco das discussões para o Dia Mundial da Água 2017.

Popularmente conhecidas como esgoto, águas residuais compreendem todo o volume que teve suas características naturais alteradas após o uso doméstico, comercial ou industrial. Desde que recebam um tratamento adequado, podem ser reutilizadas para fins que demandem menor qualidade.