Temp

Um projeto que ajuda a transformar vidas

- 21 de julho de 2017

Adestrar cães e socializar crianças e jovens ao mesmo tempo. Quando há a união do poder público, comunidade e empresários é possível transformar a vida de pessoas e até de um bairro.

Os jovens reúnem-se numa praça e adestram os cães da vizinhança com a parceria da empresa Cão Cidadão. Resumidamente, este é o Matilha, um projeto desenvolvido pelo Cras do Jardim Silveira, equipamento que pertence à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Renata Monges, psicóloga que cuida do Matilha há 3 meses, explica que ele já tinha força, pois havia uma metodologia implantada funcionando bem. Mesmo assim, ela criou um diferencial: “Nós adotamos as meninas que já faziam parte do grupo de fortalecimento de vínculos. No começo, os rapazes se achavam os donos dos cachorros, agora já se acostumaram”.

Hoje o Matilha acontece duas vezes por semana, às segundas e quartas. No total, são 23 jovens e crianças envolvidos.

Agility
Outra vertente do Matilha é o Agility, parceria com a Dog World. Essa empresa, recebe em sua sede jovens do Matilha. Ali, eles aprendem a fazer comandos com cães que já são treinados e participam de competições. A ação fez tanto sucesso que recentemente um grupo de jovens do Cras Belval uniu-se ao do Cras Jd. Silveira.

Adestrar com amor
Luis Fernando de Sá Pontes é um adestrador da Cão Cidadão que conheceu o Matilha há dois anos e vinha participar como ajudante. Hoje, é o titular da garotada e da cachorrada. Ele se emociona ao contar como o projeto o tornou melhor: “Esse é o primeiro ano que estou sozinho. Eu tinha muita dificuldade para me comunicar em grupo. Foram eles que me ajudaram, foram as crianças. Eu sou pai. Olho para essas crianças e vejo minha filha. Sou muito grato ao Matilha e gostaria que um dia alguém ajudasse minha filha desta forma”.

Fernando faz esse trabalho de forma voluntária, não ganha nada financeiramente falando, mas garante que a experiência não tem preço: “Fez diferença na minha vida pessoal, espero que faça na vida deles também”.

Os jovens que participam do Matilha também são convidados para as reuniões mensais de discussão de casos que acontecem na Cão Cidadão. É um encontro de trabalho dos adestradores, em que eles discutem formas e técnicas para tratar dos animais.

Outros projetos
Os Cras´s são a porta de entrada da assistência social e o Matilha é apenas um dos projetos que são desenvolvidos com a comunidade. Segundo o coordenador do Cras Jardim Silveira, Domingos Franchini, que foi o criador do Matilha, a visita de alguns idosos à praça onde é feito o treinamento gerou um outro projeto. Recentemente foi criado o “Espaço de Convivência para Idosos” no próprio Cras. Lá são realizadas atividades físicas, oficina de memória, orientações de saúde, artesanato, culinária saudável e passeios. Domingos conta que muitos idosos do território do Cras Jardim Silveira não frequentam o Parque da Maturidade por conta da distância e de outros impedimentos.   

“Eles estavam entrando num quadro de depressão e afastamento social. A partir de estratégia adotada em conjunto com o Conselho Municipal do Idoso, Parque da Maturidade, Grupo Vida e até a UBS da região, surgiu um espaço para idosos”, conta Domingos. Hoje há 15 participantes, mas existem vagas disponíveis para quem quer sair de casa e levar uma vida mais saudável.

O Cras do Silveira fica na av. Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão, 1.110. O telefone para informações é 4162-1370.

Temp