Nutrição de Barueri celebra Dia Mundial da Alimentação

- 21 de outubro de 2017

Quando se fala em alimentação, logo vem à mente a imagem de uma grande família em volta da mesa confraternizando. De fato, é isso que o termo sugere em um primeiro instante: união, alegria, satisfação e, principalmente, integração. Em um âmbito macro não é muito diferente, embora o tema ganhe a dimensão que realmente tem. Por meio dos alimentos aprendemos muito sobre hábitos, diferentes culturas, comportamentos, situação econômica, questões sociais etc.

Esta semana, no dia 16 de outubro, comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação, quando mais de 150 países se uniram para discutir e conscientizar acerca desse tema tão amplo e importante. Celebrado desde 1981, exatamente na ocasião da fundação da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (em português), a data fomenta a discussão sobre a nutrição, a fome no mundo, o desperdício, dentre outros assuntos inerentes. Em 2017, o tema central escolhido para as ações foi “Mudar o futuro da migração: investir em segurança alimentar e no desenvolvimento rural”.

Barueri engajada na causa da alimentação
Em Barueri, a equipe de nutricionistas da rede municipal se uniu para levar palestras dos mais variados assuntos aos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ao longo dessa semana. Participaram unidades que possuem nutricionistas em suas equipes, que se basearam no público que frequenta a UBS para a escolha dos temas.

“10 passos do Novo Guia Alimentar da População Brasileira” foi o tema abordado na UBS Hélio Berzaghi, do Jd. Paulista, e também na UBS Amaro José de Souza, do Jd. Mutinga; “Os desafios da alimentação infantil: alimentação saudável e controle de peso” foi discutido com os usuários da UBS Vince Nemeth, do Jd. Audir; “Alimentação saudável nos dias atuais” foi o tema levado à UBS Pedro Izzo, do Jd. Esperança; “Desmistificando os alimentos ‘saudáveis’” foi a discussão promovida na UBS Dr. Adauto Ribeiro, do Pq dos Camargos; já na UBS Armando Gonçalves de Freitas, do Pq. Imperial, aconteceu uma atividade de leitura de rotulagem industrial.

Um trabalho constante e sério
Para a nutricionista Ana Helena Spolador Ribeiro, coordenadora técnica da Secretaria de Suprimentos de Barueri, “esta ocasião é importante para mostrar que a nutrição está presente no município e que ela pode aparecer não só de forma individualizada, mas em ações em grupo e são diversos os temas a serem abordados junto à população”. Conforme acredita Ana, “a presença do nutricionista nas UBSs é fundamental, porque com uma boa alimentação você tem uma promoção da saúde do indivíduo no geral”, enfatiza.

O nutricionista da UBS Vince Nemeth, Fabrício Nascimento, abordou a alimentação infantil em sua palestra, devido o grande número de crianças que atende diariamente com problemas alimentares, colesterol alto etc. O foco principal foi mostrar às famílias a importância da atuação delas nesse processo junto aos profissionais.

“É muito difícil falar sobre educação alimentar para um adulto, porque ele já tem um hábito alimentar formado, mas para uma criança, às vezes, é algo que vai transformar uma vida por completo. Quando a gente está falando do hábito alimentar de um adulto, muitas vezes estamos falando de um personagem dentro de uma casa, e quando está falando do de uma criança, isso vai envolver a família inteira. Pra mim, o público infantil é o principal com quem tem que ser trabalhado isso."

O trabalho relativo à nutrição saudável de Barueri não se restringe à comemoração do Dia Mundial da Alimentação, é realizado constantemente dentro das UBSs com diversas ações educativas, de acompanhamento e prevenção.