Temp

Comunidade do Imperial em festa

- 22 de março de 2017

O início do mês foi de comemoração no Parque Imperial. Isto porque o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) completou (no dia 2) 11 anos de atividades. O presente é para a população da região, que sempre conta com atendimento nos momentos difíceis.

Os Cras são conhecidos como a “porta de entrada da assistência social” e oferecem diversos serviços que podem variar conforme o território em que estão localizados.

A coordenadora do Cras do Parque Imperial, Dailza Pineda, explica que mantém grupos com crianças, adolescentes, adultos e idosos. “Atendemos pedidos de Bolsa Família e somos a referência da rede, quando se trata de proteção social básica. A ideia do Cras é que as pessoas possam se apropriar dos seus direitos”.

Na comemoração, que reuniu dezenas de pessoas ao longo de todo o dia, Dailza falou mais sobre a unidade: “Estamos aqui há 11 anos e pensamos em um evento tanto para as pessoas que já passaram por nós ou ainda estão conosco. Chamamos e todos colaboraram: entidades, parceiros, escolas, cada um sugeriu algo e trouxe uma contribuição”.

A programação de aniversário incluiu atividades para idosos, crianças, adolescentes e adultos com apresentações da SAF - Associação de Apoio à Família, da CCPL – Centros de Capacitação Profissional e Lazer, do Cepac – Associação para Proteção das Crianças e Adolescentes, além de cadastramento de jovens para o Programa Jovem Aprendiz (CIEE), bate-papo sobre grafite, oficina de artesanato, participação da UBS Armando de Freitas e do Creas, e até bolo de aniversário.

11 anos
É a primeira vez que o Cras faz uma “festa de aniversário”. Ao longo de mais de uma década, houve mais de 10 mil atendimentos e 1.571 famílias cadastradas. A Assistência Social vem trabalhando para efetuar de fato o sistema de garantia de direitos, no encontro do tema da Conferência de Assistência Social que acontecerá este ano.

As adolescentes Rayane Fernandes dos Ramos e Maria Júlia Moraes Arcolini participam de um projeto para adolescentes de 12 a 17 anos chamado Fábrica de Ideias, que integra o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Apesar de frequentar o Cras uma vez por semana, Rayane diz que “aprendeu a conviver com pessoas”. Maria Júlia, que está no mesmo projeto, participa das atividades, ajuda nas festas e gosta de pintar e de escrever, garante que o Fábrica de Ideias é um bom incentivo e ensina muitas coisas boas.

Serviço
O Cras do Parque Imperial funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. O endereço é rua Padre Cícero Romão Batista, 136. O telefone é: 4191-2253.