Temp

Profissionais da Saúde percorrerão Jd. Maria Helena neste sábado para recadastramento

- 23 de julho de 2020

No próximo sábado (dia 25), 140 profissionais da Secretaria de Saúde de Barueri irão percorrer as moradias do Jardim Maria Helena a partir das 8h. Trata-se de uma ação de territorialização empreendida pela Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs) com o intuito de coletar dados sobre as situações-problema e as necessidades em saúde daquela comunidade, além de identificar vulnerabilidades e prioridades que precisem de intervenções.

Esse é um piloto do projeto que, dependendo dos resultados obtidos, poderá se estender a todos os bairros da cidade. No Jardim Maria Helena estima-se que haja 1.300 residências. “Essa é uma ação para melhoria da comunicação entre os moradores de Barueri e a UBS (Unidade Básica de Saúde), com características inéditas no Brasil, pensada para esse período da pandemia. Iniciaremos com a territorialização, a partir de visitas casa a casa pelo bairro para fazermos um raio-X daquela comunidade e abrir à população um canal para fazer suas solicitações com garantia de respostas rápidas pela UBS e, se for frutífero, levar para toda a cidade”, explica o coordenador da Cabs, Claudinei Alves Rodrigues.

Bairro só tem a ganhar
É muito importante que a comunidade do Jardim Maria Helena colabore com os profissionais, que estarão identificados por crachás. Eles ficarão fora das casas, com máscaras e seguirão todos os protocolos preventivos, inclusive o distanciamento. Serão feitas várias perguntas para compor as fichas de cadastro – uma com informações sobre o domicílio e outras duas por morador da residência. É imprescindível que o porta-voz da família disponha de documentos como RG e CPF de todos os residentes para que o cadastro seja completo.

Como instrumentos da territorialização serão usadas as entrevistas com os moradores do bairro, registros fotográficos e de campo, mapeamento da rede de apoio à Atenção Básica, dentre outros.

De posse desses dados a Secretaria de Saúde poderá compreender melhor o perfil da região e sua população, conhecer a infraestrutura e os recursos sociais disponíveis ali, levantar os problemas e as necessidades, identificar o perfil demográfico, epidemiológico, socioeconômico e ambiental, além de dialogar com lideranças formais e informais da comunidade, podendo potencializar os recursos presentes no território.


Assista ao vídeo.

Temp