Barueri e IBGE já se preparam para o Censo 2020

- 23 de setembro de 2019

Já estão começando as preparações para o Censo Demográfico 2020, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Barueri, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (SICT), está oferecendo todo o suporte necessário para que o estudo ocorra da forma mais ampla e completa possível.

A “Primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020” com agentes municipais de diferentes secretarias aconteceu na sexta-feira (dia 20), no Ganha Tempo Municipal.

Todo o processo que envolve um censo é bastante complexo e a colaboração dos municípios é fundamental para que esse retrato seja o mais fiel possível. Os censos servem de base para os planejamentos públicos e privados da próxima década.

“A nossa Secretaria está sempre à disposição para oferecer o apoio necessário a qualquer organização que trabalhe pela melhoria do País e com um levantamento tão rico como o Censo não poderia ser diferente. Sabemos da importância da atuação do município nesse trabalho, oferecendo condições para que essas equipes façam essa varredura com eficiência e não vamos medir esforços para ajudar a traçar esse retrato do Brasil, especialmente aqui na nossa região”, afirma o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho, Joaldo Macedo Rodrigues – o Magoo.

Traçando o perfil de um povo
O levantamento, que ocorre a cada década e detalha a situação socioeconômica de todo o país, percorrerá oito milhões de quilômetros quadrados, 5.570 municípios e aproximadamente 71 milhões de domicílios.

Só em Barueri serão cerca de 82.280 domicílios a serem visitados. O município contará com quatro postos de coleta e 230 recenseadores. Para se ter uma ideia do crescimento de domicílios na cidade, no último Censo a cidade contava com 290 setores censitários (cada setor engloba cerca de 300 domicílios); atualmente eles chegam a 554.

Na reunião, o coordenador de área do IBGE, Romessi Ferraz dos Santos, apresentou um vídeo explicativo sobre o Censo, detalhes da comissão censitária, o cronograma da pesquisa e outros detalhes. Ele também contou que nesta edição a tecnologia será uma grande aliada da pesquisa, como é o caso dos Dispositivos Móveis de Coleta (DMC) que serão portados pelos recenseadores, mostrando por satélite a localização do agente em tempo real e outras informações que garantirão a lisura do processo.

Romessi frisou a importância do apoio à divulgação sobre o Censo, para que as pessoas não impeçam os agentes de fazerem seu trabalho durante a coleta dos dados. Além disso, ele citou que o IBGE não fornece informações individualizadas a ninguém, conforme exigem as leis 5.534/68 e 5.878/77 e o decreto 73.177/73.