Temp

Projeto Rede Mulher reúne educadores para formação social 

- 23 de novembro de 2017

Com o intuito de dar acesso à Rede Mulher – projeto que vai ao encontro de comunidades - professores da Emef Agenor Lino de Matos, na Vila Universal, participaram da palestra “Empoderamento feminino – caminho para autonomia da mulher”, realizada na segunda-feira (dia 13), na própria unidade de ensino. 

O encontro, liderado pela assistente social Luciana Ribeiro, começou com a introdução sobre a busca dos direitos das mulheres ao longo da história e apresentou a importância da participação dos educadores na construção de políticas públicas. 

“Esse encontro é uma proposta de parcerias com diversas instituições ligadas ao município, para promover atividades que valorizam as temáticas do empoderamento, autonomia e combate às formas de violação dos direitos e desigualdades entre homens e mulheres”, destacou. 

De acordo com a gestora do projeto, o Rede Mulher é divido em duas fases. “No primeiro momento promovemos encontros como este, junto à comunidade, escolas e educadores a fim de trabalhar valores que possam conduzir uma relação de convívio mais humanizado”, explicou Luciana. 

Já na segunda fase, entra o processo de acolhimento institucional. “As mulheres são atendidas de forma individual na Secretaria da Mulher, onde ocorre uma escuta qualificada. É um espaço onde a mulher precisa ser ouvida e pode trazer demandas no seu contexto de vida que necessite de amparo do governo municipal”, finalizou. 

Para a educadora Maria do Carmo Santo, a mulher precisa ter voz. "Este tema (empoderamento feminino) ainda precisa ser falado. Espaços como este são necessários para a construção de uma sociedade mais igualitária. A transformação só chegará por meio da educação.”