RETROSPECTIVA 2019: Grandes investimentos na saúde

- 23 de dezembro de 2019

Seguindo o plano de fazer da saúde de Barueri um serviço de primeiro mundo, 2019 ficou marcado como o ano de grandes entregas no setor. O município apareceu entre as cidades brasileiras que mais investem no setor, conforme levantamento do Conselho Federal de Medicina, publicado em 21 de janeiro.

A ampliação do Centro de Hemodiálise Dra. Sandra Vicenza Sarno foi entregue oficialmente no final de março, triplicando a capacidade de 100 para 300 atendimentos ao mês - antes eram 24 cadeiras de diálise disponíveis, hoje são 68 estações, mais do que suficiente para a demanda da cidade.

Foi também em março, no dia 28, que a Prefeitura entregou a nova UBS Julio Lizart, do Vale do Sol, bastante aguardada pela comunidade local. Pouco tempo depois, em 30 de abril, foi reinaugurada a UBS Raquel Sandrini Ruela, no Jardim Maria Helena, em prédio novo, maior e com mais especialidades disponíveis.

Outra importante entrega foi a dos três Centros de Atenção Psicossocial (Caps), no final de maio, cada qual com seu espaço próprio e totalmente equipado com o que há de melhor. Já no início de agosto, no dia 5, foi inaugurado o Instituto de Atenção Básica e Avançada de Saúde Vanderson César de Almeida, localizado no Jardim Paulista.

Uma das maiores obras já empreendidas por Barueri, o Centro de Diagnósticos – o maior do segmento público no Brasil – abriu suas portas à população no dia 23 de agosto. O equipamento reúne o que há de mais moderno e avançado em termos de tecnologia clínica, realizando gratuitamente milhares de exames todos os meses. A entrega do Centro de Diagnósticos, inclusive, foi o momento do anúncio de outra grande conquista na saúde de toda a região: a construção do Hospital Regional, em parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Barueri.

Para fechar o ano, no dia 21 de outubro, a UBS Hélio Berzaghi, do Jardim Paulista, teve de volta seu prédio, agora totalmente revitalizado. A reforma resultou em uma infraestrutura melhor e mais completa para atender a comunidade. E quem usa o Centro de Saúde Funcional também foi beneficiado, já que no final de novembro a unidade passou a funcionar junto ao setor de fisioterapia da Arena Barueri. Com a mudança, o serviço dispõe de um espaço maior e uma infraestrutura mais completa.

Novos aparelhos
A Prefeitura também comprou um moderno aparelho de ultrassom, raro de ser ver em órgãos públicos, para o PS do Parque Imperial. Emendas parlamentares trouxeram equipamentos de última geração: no início do ano chegaram microscópio cirúrgico, camas cirúrgicas elétricas, tomógrafo computadorizado de 16 canais, dois aparelhos de Raio-X, ultrassom doppler colorido, arco cirúrgico básico, foco cirúrgico de teto e bisturi elétrico, distribuídos entre o Pronto-Socorro Central e o Hospital Municipal de Barueri.

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp