Temp

RETROSPECTIVA 2019: O protagonismo da mulher

- 23 de dezembro de 2019

Empoderamento e autonomia feminina marcaram o ano de 2019 na Secretaria da Mulher. O ano iniciou com a abertura do programa “40 Tons de Liberdade Rosa”, iniciativa que tem o objetivo de garantir total apoio às mulheres baruerienses com câncer de mama.

Em março, importante mês de conscientização feminina devido ao Dia Internacional da Mulher, ocorreu o lançamento oficial da campanha “Eu me Empodero e te Fortaleço”, tema que foi tratado ao longo do ano por meio de palestras, rodas de conversas e oficinas de capacitação. O evento chamado “Barueri por Elas” finalizou o mês de março trazendo mensagens de empoderamento e esperança a todas as mulheres.

Valorizar a mulher em todas as áreas, sendo na arte, no mundo dos negócios, na educação ou em outras frentes. Foi assim que iniciou o mês de abril com o “Prêmio Mulher em Destaque”. O evento teve o objetivo homenagear mulheres que fazem a diferença em Barueri.

O mês de maio trouxe o evento que celebrou o Dia das Mães falando sobre maternidade e suas transformações. Maio também foi marcado por promover mais capacitação para o primeiro emprego com o projeto “Jovens Transformadores”, que visa ampliar a inserção dos jovens no mercado de trabalho por meio de capacitação profissional.

Com o objetivo de incentivar as empresas na contratação e valorização da mulher no mercado de trabalho, junho começou com a criação do “Selo Social Empresa Amiga da Mulher”. De acordo com o decreto 8.956/19, a condecoração certifica que a empresa está preocupada em garantir, sobretudo, a igualdade de gênero em seu quadro de funcionários.

Buscar novos hábitos de vida com foco total na saúde, foi assim que o grande evento que mobilizou mais de 250 inscritas iniciou o mês de julho. O “Desafio das 12 Semanas” ocorreu durante 90 dias, que foram dedicados para atividades físicas e palestras motivacionais, sempre com o apoio de profissionais de saúde e de outras áreas. O tema deste ano para o programa foi “Limite do Corpo e da Mente” e fez referência à mudança de atitude com o objetivo de ter mais qualidade de vida.

Um dos meses mais simbólicos do ano começou com o lançamento do Outubro Rosa 2019 com o tema "Fique rosa você também", campanha que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do autoexame para o diagnóstico precoce do câncer de mama. O mês foi marcado com diversas ações engajadas em promover informação sobre a doença. Outubro também trouxe uma novidade, a Secretaria de Comunicação lançou uma série de reportagens especiais que relataram histórias de mulheres que enfrentaram e conseguiram vencer a doença.

Capacitação do público feminino para o mercado de trabalho também é uma das frentes da Secretaria da Mulher de Barueri. E no mês de outubro ocorreu a abertura das inscrições para o curso gratuito de Introdução à Logística para Mulheres.

O mês de novembro foi marcado com o abraço da Secretaria da Mulher perante ao tema “Novembro Azul”. Foi lançada a campanha “12 Tons Deles”, com o objetivo de conscientização em prol da saúde do homem. Serão 12 ações de conscientização que vão acontecer uma vez por mês até novembro de 2020.

O fim de novembro foi marcado por uma novidade. A Secretaria da Mulher de Barueri, em parceria com o instituo IVG – Instituo Vasselo Goldoni e com a Acib Mulher, realizou no Centro de Eventos, o primeiro Encontro de Mulheres Protagonistas. O evento reuniu empresárias e empreendedoras do município e da região com o objetivo de mostrar o protagonismo feminino e incentivar o empreendedorismo e a liderança femininos.

Dezembro foi o mês da conclusão de todo o trabalho realizado durante o ano. O mês foi marcado pela finalização dos cursos de Introdução à Logística e do programa “Jovens Transformadores”. Também ocorreu o “Bazar de Natal”, um evento que traz as alunas da Secretaria para expor e vender os trabalhos que desenvolveram durante todo o ano. Destemidas, sonhadoras e corajosas, as mulheres que compareceram ao encontro Chá de Alices, finalizaram o ano mostrando como é importante reconhecer seus direitos e seu papel na sociedade para serem agentes de transformação social.
 

Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp Temp