Salas multifuncionais garantem inclusão a alunos com deficiência

- 24 de fevereiro de 2017

No caminho da inclusão, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Educação, dispõe de programa que auxilia na aprendizagem dos alunos com algum tipo de deficiência através do Atendimento Educacional Especializado.

Os alunos do AEE (Atendimento Educacional Especializado) participam de aulas no contraturno escolar em espaços dinâmicos onde podem ampliar o conhecimento e melhorar habilidades dentro de cada modalidade na deficiência, seja ela auditiva, visual, intelectual ou múltipla.

São 30 salas que funcionam como polos de atendimento que possuem recursos de tecnologia  assistiva, mobiliários com acessibilidade, materiais pedagógicos, jogos, livros em braile, ou que que emitem sons que contribuem, não somente com o desenvolvimento intelectual, mas também na socialização. Os profissionais envolvidos no programa são especializados no assunto e, com frequência, passam por reciclagens através de cursos específicos.

“Nas aulas, estimula-se a linguagem, o raciocino lógico, motricidade e a afetividade dos estudantes”, apontou a professora Karine Fiebes Carneiro.

Os alunos que participam do programa já fazem parte da rede municipal de ensino e contam com uma equipe multiprofissional que traça um diagnóstico que os encaminham para sala de recurso multifuncional.

Mais informações sobre o programa AEE, pelo telefone (11) 4199-2900.