Curso de Gestão Ambiental Urbana da Sema já formou mais de 700 pessoas

- 23 de maio de 2018

Falta pouco para a formação de mais uma turma no já tradicional curso de Introdução à Gestão Ambiental Urbana, oferecido desde 2009 pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema). São mais de 700 educadores ambientais formados até o momento pela capacitação, que recebe procura permanente. As aulas acontecem nas dependências da Fatec do município.

Na terça-feira (dia 22), aconteceu a última aula técnica, na ocasião ministrada pelo engenheiro Edson Akira Mihara, diretor do Departamento Técnico de Qualidade Ambiental da Sema. Ele ensinou tudo sobre o licenciamento ambiental, chegando até a modalidade municipalizada.

“O licenciamento ambiental é uma ferramenta preventiva no controle das atividades ou empreendimentos que geram poluição ou que causam impactos no meio ambiente. Destrinchei o tema porque você tem que fazer um conceito do licenciamento ambiental geral, depois tem que trazer ele para o municipalizado para mostrar a atuação de Barueri, principalmente na indústria de transformação, que é a vocação do município”, explica Akira.

Durante sua aula, Akira detalhou bastante o processo de licenciamento e forneceu informações que, de acordo com alguns alunos, os levaram até a conhecer melhor a cidade onde vivem. É o caso do analista de TI Gerson Leandro Rocco, que disse ter encontrado no curso bem mais do que imaginou.

“Sou um apaixonado por assuntos relacionados a reciclagem, reutilização de materiais etc. Quando fiquei sabendo do curso lendo o Jornal Oficial fiquei extremamente interessado. Chegando aqui vi que o curso era muito mais do que pensei. Eles começaram a abordar muito sobre meio ambiente, fauna e flora aqui da cidade, fiquei interessado, achei o curso bem interessante”, relata.

As visitas técnicas também fazem parte do programa. No encontro anterior, a turma foi conhecer de perto o trabalho do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Outras fazem parte da formação, como a visita ao aterro municipal, a Cooperyara e o Parque Ecológico, por exemplo.

Estudante de Segurança do Trabalho, o supervisor de manutenção Samuel Augusto Pascholini decidiu pelo curso para agregar conhecimento nessa área  e diz ter valido muito a pena. “Gostei do curso, ele é muito bom, bem técnico e explicativo”, afirma.

Formando educadores ambientais
Gratuito, o curso faz parte da Política de Educação Ambiental e do Programa Municipal de Educação Ambiental, criado pela Prefeitura de Barueri através da Sema para incorporar a dimensão socioambiental na prática de educadores de todos os níveis e modalidades de ensino e da população em geral, além de qualificar e ampliar os materiais informativos e estimular as práticas de comunicação participativa.

Conforme explica a equipe, as pessoas têm dificuldade de visualizar as causas e consequências da ação humana no meio ambiente. Fornecer informação qualificada à população oferecendo um panorama do que é a gestão ambiental pública enfocando, especialmente, a realidade de Barueri é o objetivo principal da proposta. As turmas têm cerca de 35 participantes, que se encontram semanalmente em um total de 13 aulas, incluindo ao menos duas visitas técnicas.

Temp Temp Temp Temp