Papa-Entulho recolhe 32 mil toneladas de resíduos em nove meses

- 26 de setembro de 2018

Entre o início de janeiro e o dia 18 de setembro deste ano, a Prefeitura de Barueri recolheu, por meio do programa Papa-Entulho da Secretaria de Serviços Municipais (SSM), 31.900 toneladas de resíduos em big bags (sacos flexíveis), contendo restos de materiais de construção, madeiras ou cacarecos.

A quantidade é equivalente a cerca de 32 milhões de quilos de resíduos retirados das ruas em 3.102 viagens de caminhões. Foram atendidas, no total, 20.180 solicitações. O benefício é prestado gratuitamente pela Prefeitura de Barueri por meio da lei municipal 2.580, de 5 de dezembro de 2017, que estabelece o serviço de coleta residencial de entulho.

O Papa-Entulho é gratuito e tem como objetivo conscientizar a população sobre o perigo do descarte irregular de entulhos e cacarecos em ruas e calçadas, e eliminar os considerados pontos viciados. O serviço é social e não está disponível para indústrias, comércios, prédios (comerciais ou residenciais) e conjuntos residenciais.

É prestado por meio de empréstimo dos chamados big bags, que podem ser solicitados à SSM pelo telefone 4162-7300, WhatsApp 94191-0416 ou pelo e-mail ssm@barueri.sp.gov.br. Ao receber o big bag, o morador assina um termo de uso e devolução. O equipamento é recolhido pelo caminhão do Papa-Entulho após três dias úteis ou quando estiver cheio.

O que pode ser coletado
Em cada big bag é permitido colocar somente resíduos de construção residencial, cacarecos ou inservíveis e madeiras. Lixo orgânico não será recolhido. Assim, também, como materiais que estiverem fora do equipamento.

O big bag deverá ser colocado na calçada em frente à residência, de maneira que não atrapalhe a circulação de pedestres e não pode ser transportado para utilização em outro endereço.

Temp Temp