Temp

Demutran alerta sobre uso de celular ao volante

- 28 de agosto de 2017

Durante o mês de agosto, o Núcleo de Educação no Trânsito (NET) do Demutran de Barueri, órgão da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, realizou ação de conscientização aos motoristas sobre o risco de se utilizar o telefone celular ao volante.

Na quarta e quinta-feira (dias 23 e 24), a mobilização seguiu pelas vias centrais de Barueri e pela região de Alphaville e Tamboré. Já na sexta-feira (dia 25), as orientações ocorreram na Aldeia de Barueri (próximo ao Parque Shopping) e na estrada Velha de Itapevi (arredores do mercado Japão, no Jardim Paulista).

A campanha trouxe de forma sucinta, porém direta, a importância na mudança de atitude do condutor, com questões e exemplos para que ele reflita sobre o bem maior, que é a vida.

Segundo Fernanda Manso Novaes, encarregada do NET, a ação abordou ainda outros comportamentos. “Além do risco de utilizar o celular ao volante, aproveitamos para alertar sobre a falta do uso do cinto de segurança. Em sua maioria, os motoristas foram bem solícitos e nos receberam bem”, relatou.

O coordenador de Trânsito de Barueri, Edson Orrin, explicou que a campanha é parte de uma série de ações que compõem um cronograma anual. “Ao longo de todo este mês foram colocadas faixas educativas por toda a cidade”, destacou o responsável pelo Demutran. “A cada mês trabalhamos um tema diferente.”

Celular x volante
De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), usar o celular ao volante já é a segunda maior causa de acidentes de trânsito no Brasil, perdendo apenas para o excesso de velocidade.

Diante, também, do elevado índice de autuações em todo o país, referente ao manuseio do telefone ao dirigir, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) escolheu o mês de agosto para abordar o tema.

Desde novembro de 2016, as multas sofreram um reajuste nos valores e também foi criada uma infração específica para quem manuseia o celular, com penalidade de 7 pontos na CNH e R$ 293,47 de multa.
 

Temp