Temp

Semana Nacional do Trânsito é marcada por atividades interativas

- 28 de setembro de 2018

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), nos índices de mortes nas Américas, o Brasil vem em 4º lugar, ficando atrás da República Dominicana, Belize e Venezuela. Aproximadamente 47 mil pessoas morrem por ano no trânsito brasileiro e 400 mil pessoas ficam com algum tipo de lesão ou sequela.

Os números realmente são alarmantes e, embora haja muita campanha de conscientização, ainda existem os que preferem arriscar. E aí entra em ação o Núcleo de Educação no Trânsito (NET), órgão do Demutran de Barueri, que realiza um trabalho constante de prevenção pela cidade.

Comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito teve como tema “Nós somos o trânsito”, e para Jaime Matos, diretor do NET, o Demutran fez a sua parte. “Atingimos o objetivo de levar a mensagem adiante por meio de materiais impressos, simulados e blitze aos condutores e pedestres, gerando o entendimento de que nós somos o trânsito e temos o dever de respeitar a faixa de pedestres, não usar o celular ao volante, sabendo que isso ajudará a preservar vidas.”

Durante a semana, agentes de trânsito se mobilizaram e com o apoio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (da qual fazem parte) realizaram uma série de ações interativas pela cidade e os resultados foram impressionantes.

Blitz Educativa
Durante dois dias os agentes realizaram blitze especiais de prevenção abordando condutores em vias públicas. Com cartazes e impressos educativos, aproximadamente 800 pessoas foram alcançadas direta e indiretamente.

Blitz ITB
Também foi realizada uma blitz em parceria com o Instituto Técnico de Barueri (ITB-Fieb), com o envolvimento de aproximadamente 900 alunos do 3º ano do Ensino Médio. Na ação que durou dois dias, agentes de trânsito, professores e alunos das seis unidades da instituição abordaram mais de 100 veículos por dia.

Túnel do Trânsito
E as ações não foram apenas voltadas aos condutores. Os pedestres também puderam participar num dos pontos de maior movimento da cidade, o bulevar central, onde foi realizado o Túnel do Trânsito, com testemunhos de pessoas que se envolveram em acidentes de trânsito e suas consequências, além de muita orientação com os agentes do NET. Ao total mais de mil pedestres foram diretamente alcançados, sem contar com o público indireto que passou pelo túnel em direção ao Terminal Rodoferroviário.

Simulação de acidente
Realizado em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança Alphaville-Tamboré (Conseg), CCR ViaOeste e 18º Grupamento de Bombeiros de Barueri, o Demutran realizou nos principais semáforos e cruzamentos da cidade, uma simulação de atropelamento e resgate. A ação impactou pedestres e condutores orientando sobre os riscos do uso do celular ao volante. Enquanto era simulado o resgate pelo Corpo de Bombeiros, agentes de trânsito abordavam os transeuntes que paravam para assistir. Aproximadamente 200 pessoas foram alcançadas pela ação.

Temp Temp Temp