Temp

Saúde fala sobre gravidez precoce e ISTs a adolescentes das escolas de Barueri

- 29 de agosto de 2018

Uma parceria entre as Secretarias de Saúde, Educação e Segurança e Mobilidade Urbana tem levado ainda mais informações sobre gravidez precoce e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) aos adolescentes de Barueri.

Por meio do programa Agentes Mirins, desenvolvido pela Defesa Civil, profissionais da Coordenadoria de Atenção  Básica à Saúde (Cabs) têm ido a diversas escolas do município para discutir tais temas, realizando um importante trabalho de prevenção.

Mais do que uma conversa, a equipe prendeu a atenção de todos com uma dinâmica de grupo que integrou e identificou o conhecimento dos adolescentes sobre o assunto.

Baseada na tradicional brincadeira intitulada batata quente, um balão circulava entre os participantes até que a música parasse de tocar. Quem estivesse com o balão nesse momento respondia a uma das perguntas.

Dentre as questões, figuravam: “de que forma a escola pode atuar na prevenção à gravidez na adolescência?”; “você sabe o que é uma IST?”; “quais as consequências de uma gravidez indesejada na vida de um adolescente?”, dentre várias outras.

Trabalho em rede
Para a assistente social da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Belval, Ivani Maria de Souza, “foi uma experiência profissional muito boa estar com os adolescentes dentro da escola, falando de temas delicados e por meio de um programa da Secretaria de Segurança. Isso é trabalho em rede”, frisou.

Quando o projeto aborda temas de saúde, a CABS direciona seus enfermeiros e assistentes sociais à ação, onde palestram, levando mais conhecimento aos estudantes do município.

A realidade
Embora leve e descontraído, o encontro fez questão de mostrar a realidade aos jovens. A equipe alertou que uma a cada cinco crianças nascidas é filha de adolescentes. Também trouxe um dado muito preocupante: 76% das adolescentes que engravidam não retornam à escola. “Não retornando à escola terão mais dificuldades para encontrar trabalho, suas condições de melhoria de vida estarão praticamente estagnadas, causando reflexos na educação dos filhos e, consequentemente, de toda sociedade”, destacou Ivani.

A receptividade dos alunos tem sido grande a cada ação. Na visita que ocorreu no dia 27 de julho na Emef Naly Benedicta Becegatto Camargo Mancini, uma pesquisa de satisfação revelou que 100% dos alunos acharam a dinâmica ótima. O conteúdo apresentado foi considerado ótimo por 92% dos jovens, enquanto os demais 8% classificaram como bom. O tema, embora seja bastante abordado, também agradou: 69% acharam ótimo e 31%, bom.

O programa Agentes Mirins atua junto aos jovens dentro das escolas, tornando-os multiplicadores de conhecimentos diversos acerca da cidadania.

Temp