Temp

Exposição Sementes do Modernismo Brasileiro reúne alunos, artistas e convidados

- 29 de setembro de 2017

A exposição “Sementes do Modernismo Brasileiro” está aberta para visitação na Galeria de Artes do Teatro Municipal de Barueri. Organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo, a abertura aconteceu na terça-feira (dia 26 de setembro), com a palestra do artista plástico e curador Edgard Santo Moretti.

A palestra ministrada foi totalmente dinâmica com conteúdo pedagógico, sendo inclusive uma oportunidade para as pessoas que vão prestar vestibular ou Enem aumentarem o conhecimento com relação a história da arte brasileira.

O evento contou com a presença dos alunos da Emef Raposo Tavares, artistas da região e convidados. A exposição retrata uma jornada no tempo ao início do Movimento Modernista, através de releituras, pinturas e desenhos de artistas de Barueri, além dos alunos das Oficinas de Artes da Secretaria de Cultura e Turismo. O movimento modernista também foi objeto de estudo para realizar as artes do Femupo – Festival de Música Popular Brasileira, Festival Barueri de Dança e Prêmio Barueri de Literatura, onde foram utilizadas obras de Anita Malfati.

A exposição conta com 60 peças incluindo cartazes, fotografias e reportagens antigas de jornais impressas em banners. A mostra focaliza o Modernismo Brasileiro em seus primórdios, envolvendo desde a primeira exposição de Lasar Segall, em São Paulo, em 1913, até o fim simbólico de modernismo, em 1945, com a morte de Mário de Andrade.

“O início do modernismo brasileiro foi uma aventura, com ênfase nas artes plásticas e literatura principalmente. Após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil começou a pensar na cultura criando, por exemplo, o Sesc (Serviço Social do Comércio), para oferecer atividades culturais, lazer e conteúdos para a sociedade, em 1946”, explicou o curador.

A exposição permanece aberta até o dia 19 de outubro, funcionando de terça a sábado das 9h às 18h.