Do amarelo para o vermelho

- 31 de maio de 2017

O mês de maio acaba nesta quarta-feira (dia 31) e vai ficar marcado como o “período da atenção pela vida”. Este é o lema do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para diminuição dos acidentes de trânsito.

Em Barueri, a campanha foi trabalhada pelo Demutran (que integra a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana) com os estudantes da rede municipal de ensino. Por meio de seu Núcleo de Educação no Trânsito (NET), o órgão seguirá abordando outros temas de conscientização durante o ano, mas para encerrar o Maio Amarelo, os agentes de trânsito encontraram um jeito bem significativo: doar sangue.

Cerca de 20 agentes do Demutran revezaram-se nesta semana para comparecer ao posto de coleta de sangue, que funciona no Hospital Municipal de Barueri. Além de louvável, a atitude é emblemática porque o próximo mês será conhecido em Barueri como Junho Vermelho – ação que tem o intuito de incentivar as pessoas à doação de sangue.

Ano colorido

A combinação de cores com meses do calendário tem obtido sucesso no destaque de campanhas humanitárias. A de maior êxito é o Outubro Rosa, que chama a atenção para a luta contra o câncer de mama e tem diversas ações pelo mundo inteiro. O sucesso da ação voltada à saúde da mulher em outubro fez o mês seguinte aproveitar a cor azul, do Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), para promover o Novembro Azul – campanha de atenção à saúde do homem, em especial o câncer de próstata.

Doe sangue, doe vida

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg. Tem que estar em boas condições de saúde, estar alimentado no dia da doação, mas evitar a ingestão de alimentos gordurosos 4 horas antes, e de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Quem estiver resfriado não deve doar temporariamente. Para mais informações, o telefone da Fundação Pró-Sangue é 0800-550-300.