Barueri reúne interlocutores do turismo na região

- 02 de junho de 2017

Na manhã da sexta-feira, dia 2, o secretário de Cultura e Turismo de Barueri, Jean Gaspar, recebeu no Museu Municipal representantes das cidades de Cajamar, Embu das Artes, Itapevi, Jandira, Osasco, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista, para o “Encontro de Interlocutores Municipais da Região Turística Grande Oeste”.

O objetivo do encontro foi sugerir propostas para a unificação dos roteiros turísticos da região de maneira a interagir e unificar ações que possam desenvolver o turismo, observando e respeitando a particularidade de cada cidade.

Entusiasmados com o encontro, os representantes se mostraram acordados em trabalhar unidos para a fomentação do turismo regional. A exemplo, o secretário de Turismo de Embu das Artes mencionou que os visitantes que “passeiam por nossas cidades não as visitam a fim de conhecê-las, e sim, fazer um passeio ‘day use’, e acabam por não conhecer o potencial cultural que cada uma oferece”.

Receptivo à ideia, o secretário de Cultura e Turismo de Barueri enfatizou que a vontade de fazer esse trabalho em conjunto é saudável. “Interage e unifica as aptidões turísticas da região, possibilitando desenvolver trabalhos, até mesmo sociais, voltados principalmente aos jovens e proponho uma agenda positiva de ações entre nossas cidades, de forma rápida e atuante”, disse.

A região está inserida no Circuito de Roteiros Paulista: Taypa de Pilão, Harmonia, dos Bandeirantes e Consórcio do Alto e Médio Tiete, que cuidam da fomentação dos aspectos culturais afins.

Também participaram do encontro a Casa Civil / Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos, na voz de Eliana Falque, que atentou para disponibilidade e interesse do governo paulista em fomentar a cultura e turismo nas cinco microrregiões; e Mauro Martins representando o Cioeste, e que também está como secretário de Indústria, Comércio e Emprego, em Itapevi.

Outros próximos encontros serão agendados para formalizar as ações a serem desenvolvidas.