Temp

Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes começa dia 11 

- 05 de setembro de 2017

A oportunidade de colocar em dia as vacinas previstas no calendário oficial do Ministério da Saúde para crianças e adolescentes ocorrerá do dia 11 ao dia 22 de setembro, período em que os municípios brasileiros se unirão na Campanha Nacional de Multivacinação.  

As crianças de zero a 15 anos que não estiverem com todas as vacinas em dia devem comparecer à UBS mais próxima de casa munidos de sua caderneta de vacinação. Os horários de funcionamento de cada UBS podem ser conferidos no site da Prefeitura: http://portal.barueri.sp.gov.br/secretarias/secretaria-de-saude/rede-municipal-saude.  

“As vacinas, quando aplicadas regularmente, diminuem consideravelmente a incidência das doenças imunopreveníveis, no entanto, não podemos relaxar, porque a falta de alguma vacina ou o desrespeito do intervalo correto entre uma e outra fazem com que o risco dessas doenças cresça novamente”, alerta a Coordenadora de Vigilância em Saúde de Barueri, Drª. Rosana Perri Andrade Ambrogini.  

De acordo com o documento técnico da Campanha, disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde, “muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os seus filhos nesta faixa etária. No entanto, com a evolução do Calendário Nacional de Vacinação nos últimos anos, muitas vacinas necessitam ter doses de reforço nesta faixa etária ou passaram a ser incluídas no Calendário, como é o caso da vacina HPV para as meninas e os meninos e a vacina meningocócica aos 12 a 13 anos de idade”.   

“Dia D” 

O dia 16/09, sábado, será o “Dia D” da Campanha, quando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Barueri abrirão as portas, das 8h às 17h, para ministrar na população as vacinas faltantes em suas cadernetas.  

O calendário atual de vacinação de crianças e adolescentes prevê 17 vacinas que previnem 18 doenças. Dentre elas estão as vacinas BCG, que protege contra a tuberculose (miliar e neurotuberculose); rotavírus, contra um dos principais agentes etiológicos que causam a diarréia; poliomielite, que protege contra a paralisia infantil; pentavalente, que protege contra a difteria; tétano; coqueluche; hepatite B e Haemophilus influenza tipo b (Hib); pneumocócica conjugada 10-valente; meningocócica conjugada C; febre amarela; sarampo; caxumba e rubéola (SCR); influenza; varicela; hepatite A; e HPV.