Amanhã (sábado) é o Dia Nacional de Combate à Dengue e tem blitz no Jardim Maria Helena

- 18 de novembro de 2022

Amanhã (dia 19), no Dia Nacional de Combate à Dengue, o Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), da Secretaria de Saúde de Barueri, vai fazer uma blitz de conscientização da população no Jardim Maria Helena. Haverá distribuição de material informativo sobre a importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti por parte de 18 agentes de controle e prevenção de endemias (ACEs).

O Aedes Aegypti transmite várias doenças, as chamadas arboviroses, como a dengue, zica, chikungunya e febre amarela urbana. Não sem razão, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Todo dia é dia de combate ao mosquito”. Já do dia 26, no outro sábado, a blitz será no Engenho Novo e no Jardim Belval.

Dengoso, Dengosa e Prevenido
Os bonecos Dengoso, Dengosa e o Agente Prevenido estarão presentes na iniciativa, que vai orientar a população a evitar os criadouros do mosquito, como pneus velhos, vasos de plantas e outros locais que costumam acumular água. “A intenção é chamar a atenção para esse tema tão importante e para a necessidade da participação da população em geral no combate ao mosquito e eliminação de possíveis criadouros”, disse a diretora do DTCZ, Marta Chaves.

Conforme os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, de janeiro a novembro deste ano foram registrados 58 casos confirmados de dengue em Barueri. Nenhum óbito foi registrado. Já no ano passado, no mesmo período, foram 62 casos confirmados e uma morte.

Manutenção de imóveis
A proliferação de mosquitos e outras pragas urbanas ocorrem principalmente por falta de manutenção e cuidados com o imóvel. Neste ano, a Prefeitura de Barueri fez 26.195 vistorias em imóveis.

Em caso de identificação de água parada em algum local, o munícipe pode ligar no Disk Dengue por meio do telefone: 08007717207 de segunda a sexta feira das 8h às 17h.

Para casos em que o munícipe verificar algum imóvel com mato alto, entulho e sem manutenção, deverá comunicar a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) pelo número (11) 4199-1500, a qual identifica e notifica o responsável para limpeza do lote. Para problemas com mato, lixo e entulho em locais de uso público, praças, calçadas e passeios públicos, deve encaminhar queixa para Secretaria de Serviços Municipais (11 - 4162-7300).

Temp Temp