“Semeando Saúde” realiza colheita de vegetais na sede do Caps Adulto

- 23 de agosto de 2023

A manhã de segunda-feira, dia 21, foi bem movimentada com a colheita de batata-doce e de açafrão-da-terra da horta do Caps Adulto - II Estação (Centro de Atenção Psicossocial), mantido pela Secretaria de Saúde de Barueri.

São cultivados diversos vegetais (três espécies de alface, agrião, rúcula, manjericão, berinjela, hortelã, salsa, cebolinha etc.). Toda a produção é consumida no próprio Caps ou vendida para servidores e vizinhos. “O objetivo do ‘Semeando Saúde’ é a reabilitação psicossocial, inclusão social e produtiva para os usuários que realizam tratamento para transtornos mentais graves e persistentes no Caps e também de seus familiares”, revela Suellen de Araújo Costa, a assistente social responsável-técnica do projeto.

Para tanto, o Caps Adulto se vale de técnicas de horticultura, fitoterapia (Farmácia Viva), paisagismo e jardinagem. Quem cuida do manejo da terra é Maria de Fátima Andrade Villaverde, técnica agrícola formada pela Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim (PE).

“Para fazer o manejo correto, temos que usar a terra adubada fornecida pelo Viveiro Municipal (da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente - Sema) e utilizar o defensivo agrícola correto (vinagre misturado com água)”, ensina ela, que tem cerca de 60 espécies cultivadas numa área de cerca de 50 metros quadrados. Quando a produção é maior do que o consumo, a equipe vende o excedente para a comunidade.

O frescor e a qualidade dos produtos atraíram Rosilda Rodrigues, de 59 anos, moradora da Aldeia de Barueri desde 1991. “Hoje estou levando só alface roxa, mas já encomendei um vaso de erva-doce para plantar em casa. Tudo que é orgânico faz bem”, conta ela.

“Fiquei sabendo desta horta por uma amiga da ginástica. É a primeira vez que compro (batata-doce e alface) aqui, mas vou voltar, com certeza”, revela Maria Eunice Gomes Nascimento, de 69 anos, moradora da Aldeia de Barueri há 40 anos.

Terra e paixão
Criada há dois anos, a horta do Semeando Saúde desperta muita paixão em todos. É útil por garantir atividade motivante aos usuários e também por alimentar muitos servidores da Prefeitura e vizinhos, que encomendam legumes e hortaliças.

A mais apaixonada pela horta é Fátima Villaverde, que chegou em Barueri há cerca de 30 anos. “Sou filha de agricultores. Queria ter trabalhado com isso desde que me formei, mas não pude. Fui professora de 1981 a 1993 e sou técnica em enfermagem. Enfrentamos desconfianças no começo, mas estamos vencendo”, orgulha-se ela.

“O Semeando Saúde é uma estratégia de cuidado em saúde mental complementar ao tratamento convencional. Nosso projeto se destacou na 19ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios no 36º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo ocorrido de 15 a 17 de março deste ano em São Pedro”, arremata Suellen Costa.

Quanto à metodologia, o Caps adota um processo de execução e gestão democrático, compartilhado e participativo. O próprio nome do Projeto foi proposto pelos usuários por meio de votação. As ações e decisões são previamente discutidas no grupo ou na assembleia geral e as atividades, a forma de execução, a quantidade e a indicação dos usuários são pensadas previamente pela equipe técnica, considerando o Projeto Terapêutico Singular e as limitações de cada um. Dos cerca de 300 usuários atendidos, 10 se dedicam mais diretamente à horta.

Temp Temp Temp Temp Temp