RETROSPECTIVA 2019: Educação com muita tecnologia e humanização

- 23 de dezembro de 2019

O ano letivo de 2019 teve início com grandes investimentos em tecnologia na educação. Com a chegada às escolas dos 11 mil chromebooks, lousas digitais, óculos de realidade virtual e 110 equipamentos para videoconferência, Barueri se consagrou como a primeira cidade do Brasil a adotar, em toda a rede de ensino, a moderna plataforma Google For Education.

De forma pioneira, a Secretaria de Educação implementou a aplicação de provas nos chromebooks. As avaliações também foram realizadas em libras, integrando cerca de 70 estudantes surdos da rede.

Renomadas plataformas digitais de aprendizagem como Mentes Notáveis e Khan Academy reforçaram as atividades pedagógicas. A capacitação dos professores foi constante e merece destaque o envolvimento dos docentes com a plataforma gamificada Lúdicos.

Todo esse empenho pode ser medido com as 205 medalhas conquistadas por alunos da rede municipal em olímpiadas nacionais do conhecimento (OBA e Obmep).

Outra grande conquista para a rede de Barueri foi a ampliação do projeto Filosofia Em Ação, que em 2019 conquistou espaços em todas as escolas de Ensino Fundamental. O projeto foi além da transmissão de conteúdos e tornou-se com sucesso um lugar especial para diálogo, afeto, desabafo, troca de experiências e empatia.

Primeira Infância
Investir no público infantil foi uma das metas principais desenvolvidas ao longo de todo ano pela Secretaria de Educação de Barueri, que conseguiu reduzir 70% da fila de espera em maternais.

O Centro de Referência Pela Primeira Infância seguiu com projetos diferenciados e aumentou o número de crianças e pais atendidos. Em dezembro, o programa estreou no Parque Municipal Dom José um espaço para estimular novas opções às crianças para brincadeiras e convívio com a família e com a comunidade.

Ainda sobre o público infantil, no início do mês de dezembro, lindas cerimônias levaram mais de 5 mil pessoas ao Ginásio José Corrêa para celebrar a formatura das Emeis.

Merenda
Por meio da Coordenadoria Técnica de Abastecimento, da Secretaria de Suprimentos, foram servidas por dia cerca de 104 mil merendas aos estudantes de Barueri, ou seja, 2 milhões de refeições por mês.

Temp Temp Temp Temp