Temp

RETROSPECTIVA 2019: Programa social de educação por meio do esporte

- 23 de dezembro de 2019

Os projetos Vida Ativa e Vida Saudável, assim como as escolas esportivas do Barueri Esporte Forte (programa tem 18 modalidades inteiramente gratuitas e atende cerca de 12 mil pessoas por mês entre crianças, adolescentes e adultos), funcionaram a todo vapor neste ano.

O esmero com que Barueri trata o esporte chamou a atenção de todo o Brasil principalmente graças à implantação do Projeto CBF Social, que promove educação através do esporte a adolescentes no contraturno escolar. O Profesp, em parceria com o Exército, também funciona com o objetivo de formar cidadãos e não atletas. Autoridades de várias localidades (Campos do Jordão, Natal, Rio de Janeiro e São Paulo) visitaram Barueri para implantar modelo semelhante.

O vôlei feminino foi o grande manancial de conquistas de Barueri em 2019. As meninas chegaram nas finais das sete categorias que disputaram e venceram três (Sub-14, Sub-21 e Profissional). No adulto, o vôlei firmou parceria com o São Paulo FC em julho e já colheu um resultado expressivo pouco tempo depois: derrubou os poderosos Sesi Bauru e Osasco e tornou-se campeão paulista da modalidade, antes de iniciar a disputa da Superliga.

As equipes de base do Barueri Esporte Forte brilharam no cenário estadual. No handebol masculino, a equipe infantil foi campeã do Super Paulistão Série Prata e a categoria cadete, disputando pela primeira vez o Super Paulistão Série Ouro, ficou com o vice-campeonato.

O ano esportivo em Barueri começou mais uma vez com a Copa São Paulo de Futebol Júnior em sua 50ª edição. A Arena Barueri foi sede desta vez da equipe do Grêmio-RS e recebeu jogos até as semifinais da competição. Houve 11 jogos e 41 gols envolvendo nove equipes. 65.000 espectadores passaram por lá.

No futebol profissional, o Oeste disputou e se manteve na Série A1 do Paulistão e Série B do Brasileirão. No estadual, o Rubrão teve o gol de Bruno Lopes eleito o mais bonito do campeonato.

A reforma do gramado da Arena Barueri, realizada durante a Copa América, deu padrão Fifa ao estádio. A Secretaria de Esportes aproveitou a ocasião para também recapear as arquibancadas e dar mais conforto ao torcedor.

O Campeonato Amador de Futebol e Futsal de Barueri é um dos maiores do Estado de São Paulo e neste ano contou com mais de 300 clubes e cerca de 30 mil atletas de todas as faixas etárias.

O fim do ano foi coroado com a realização com grande sucesso da tradicional Corrida São Silveira, que bateu recorde de público na 44ª edição.
 

Temp Temp Temp Temp