Coordenadoria Rede Mulher

A Coordenadoria da Rede Mulher tem entre suas propostas de trabalho elaborar estratégias e encontros que discutam a condição da menina e da mulher na perspectiva da igualdade e equidade de gênero no contemporâneo; empoderamento, protagonismo e liderança feminina, dignidade menstrual e dos direitos das pessoas LGBTQIAPN+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Queer, Intersexo, Assexual, Pansexual, Não Binárias, Outras Possibilidades de Identidades e de Orientações Sexuais).

Horário de funcionamento: das 8h às 17h
Telefone: (11) 4706-4046
WhatsApp da Coordenadoria: (11) 9.5994-6174
Email: secmulher.redemulher@barueri.sp.gov.br

CONHEÇA ALGUNS PROGRAMAS/PROJETOS REALIZADOS PELA REDE MULHER:

  1. Prêmio Mulher Destaque de Barueri: decreto Municipal de Instituição do Prêmio nº8704/2018 – tem como objetivo reconhecer e homenagear mulheres que se destacaram em sua atuação pessoal ou profissional, tornando-se merecedoras de reconhecimento público.
     
  2. Programa Chá de Alices: decreto Municipal nº 8982/2019 - tem como objetivo trabalhar encontros a fim de propiciar às participantes novos conhecimentos, habilidades, atitudes, promover o empoderamento feminino por meio do protagonismo e incentivo às novas lideranças, sensibilizar sobre temas do cotidiano feminino, refletindo sobre os direitos das mulheres.
     
  3. Programa Empodera Mulher: decreto nº 9400/2021 - Encontros temáticos para reflexão e (re)conhecimento sobre os Direitos das Mulheres. Esses encontros também têm como objetivo refletir os eixos norteadores do Plano Municipal de Políticas para Mulheres e avaliar os avanços das Políticas Públicas para Mulheres no Município, Estado e União - Lei Ordinária nº 2544/2015 – Link de acesso ao Plano: https://docs.google.com/document/d/1LaeMTalLsomlGJWXT_RZdJHptfLeniIO/edit?usp=sharing&ouid=115746870524390135734&rtpof=true&sd=true
     
  4. Programa Absorvendo a Pobreza Menstrual: lei Municipal nº 2834/2021 - tem como objetivo desconstruir os tabus em torno da menstruação e refletir os impactos biológicos, sociais, emocionais, econômicos e sustentáveis por meio de rodas de conversas sobre o tema e, também, buscar apoio da sociedade e de empresas para garantir recursos higiênicos para meninas, mulheres, homens trans e pessoas não binárias que sofrem com a Pobreza Menstrual.
     
  5. Dia Internacional da Menina (11 de outubro): a ação tem como objetivo reconhecer os direitos fundamentais das meninas e os diversos desafios enfrentados por elas em todo o mundo. Destaca a importância das meninas para o crescimento econômico mundial e coloca em evidência o debate sobre as desigualdades de gênero que contribuem para o aumento da pobreza.
     
  6. Organização de Conferência Municipal da Mulher e Conferência da Diversidade Sexual: discutir, levantar e propor políticas públicas para mulheres, bem como população LGBTQIAPN+. Analisar o resultando das ações e serviços prestados no município, aprovar novas diretrizes e eleger delegados para as outras etapas (estadual).
     
  7. Projeto de Atenção à Diversidade Sexual (previsto o acompanhamento das Pessoas LGBTQIAPN+ nesta Coordenadoria por meio da Lei Complementar nº 466/2019): busca dar Visibilidade à pauta LGBTQIAPN+ no município de Barueri e trabalhar em parceria com a Rede de Atendimento para garantir o acesso às políticas públicas. Algumas datas importantes trabalhadas: 29/01 - Visibilidade Trans; 17/05 - Dia Internacional de Combate à LGBTfobia; 28/06 - Dia do Orgulho LGBTQIAPN+; 10/12 - Dia Internacional dos Direitos Humanos.
     
  8. Grupo Refletivo LGBTQIAPN+: formação de um grupo ligado ao público LGBTQIAPN+ foi pensado como um espaço de compartilhamento de vivências, afetos, memórias e narrativas. Espera-se que os participantes levantem situações vivenciadas por eles no cotidiano – por pertencerem e expressarem suas identidades e orientações sexuais dissidentes – e proponham soluções ou formas de mitigar os seus impactos.
     
  9. Atendimento Técnico Multidisciplinar para Mulheres e População LGBTQIAPN+: os técnicos de Serviço Social e Psicologia acolhem, orientam, acompanham e encaminham para a Rede de Atendimento as pessoas que se apresentam à Coordenadoria com direitos violados e/ou que precisam ser incluídos em outros programas do município.