Temp

Alimentação Escolar

Atendimento da Secretaria

O município de Barueri através da Secretaria de Abastecimento fornece alimentação escolar para 81.750 alunos divididos em 120 escolas, entre berçários, maternais, escolas de ensino infantil, fundamental período parcial e integral, médio e também para o ensino técnico.
Nosso objetivo é fornecer alimentação aos alunos durante sua permanência na escola, contribuindo para o seu crescimento, desenvolvimento, aprendizagem, além da formação de hábitos alimentares saudáveis.
Contamos com uma equipe de nutricionistas que elaboram os cardápios das unidades escolares de modo a atender as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, que visa à promoção de uma alimentação saudável, que seja saborosa e atenda as necessidades nutricionais dos alunos.
Para melhorar constantemente a qualidade da alimentação escolar são realizadas visitas aos fornecedores, conferência dos produtos entregues, atualizações periódicas das merendeiras e visitas de supervisão às escolas. Nestas visitas são verificadas: condições de higiene da cozinha e a manipulação correta dos alimentos, a apresentação e o sabor dos pratos e a aceitação do cardápio pelos alunos.


ELABORAÇÃO DE CARDÁPIOS
Os cardápios são elaborados de forma a garantir a oferta de alimentos que atendam as necessidades nutricionais dos alunos, considerando as leis da alimentação:

• Qualidade: é a importância das refeições oferecidas aos alunos conterem todos os nutrientes necessários para a formação e manutenção do organismo;
• Quantidade: é a presença dos nutrientes em quantidade adequada de forma a garantir o pleno desenvolvimento dos escolares, sempre se atentando para que se evite o excesso ou carência de algum nutriente;
• Adequação: refere-se à necessidade de adequação da alimentação à faixa etária, condições de saúde, culturais e outros;
• Harmonia: refere-se à distribuição e proporção dos nutrientes entre as refeições oferecidas aos alunos.

As refeições oferecidas nas escolas dispõem de alimentos variados que estimulam o consumo de um maior número de nutrientes e expõem o aluno a novos sabores, texturas, e aromas sempre buscando o aumento da aceitação e do consumo da alimentação escolar pelos educandos.
O cardápio rico em alimentos in natura como frutas, verduras e legumes garantem boa oferta de vitaminas, minerais e fibras e ajudam no bom funcionamento do intestino, na redução da absorção de gorduras e açúcares, melhoram a imunidade e aumentam a sensação de saciedade.
Na formulação dos cardápios é priorizado o uso de alimentos in natura e da época, pois estes alimentos contêm maior quantidade de nutrientes, como vitaminas e minerais, além de serem mais saborosos e de melhor qualidade. Os cardápios também são diversificados para evitar a monotonia, aumentar a aceitação e prevenir deficiências de nutrientes.


IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Durante a infância e adolescência a alimentação exerce uma grande influência sobre o crescimento e desenvolvimento cognitivo, motor e físico.
Uma alimentação equilibrada contribui para o bem-estar da criança, redução do número de faltas e para que o potencial de aprendizado seja alcançado, já que crianças mal alimentadas podem apresentar dificuldades de concentração e problemas com a coordenação motora.
O período em que se frequenta a escola representa um momento de importantes mudanças corporais e de aquisição de hábitos alimentares que podem persistir na vida adulta.
Os hábitos alimentares saudáveis podem reduzir o risco de desenvolvimento de diversas doenças, como diabetes, obesidade, hipertensão, dentre outras, resultando assim, em uma melhor qualidade de vida.


ATENDIMENTO PARA ALUNOS COM RESTRIÇÃO ALIMENTAR
A Secretaria de Abastecimento garante a oferta de alimentação adaptada às necessidades do aluno, mediante apresentação de laudo médico.
Após o recebimento da prescrição médica, são enviadas orientações quanto ao preparo e oferta da alimentação, sempre buscando adaptar a alimentação oferecida na escola para que o aluno se sinta totalmente incluído no momento da refeição.