Empório Mães Cuidadoras I e II

Em 2024 começou a 3ª Edição do Empório com 12 mães cuidadoras. Diferentemente das turmas anteriores, este grupo é composto em grande parte por mães de autistas.

O Empório Mães Cuidadoras dura, em média, 2 anos. Durante este período, as participantes cumprem etapas. A primeira é a capacitação no ramo gastronômico, especificamente na confeitaria, panificação, chocolataria e salgaderia, sendo todos estes processos artesanais. Em seguida partem para a produção, vendas e gestão para alcançarem a autonomia.

Esta 3ª Edição deverá ser concluída em março de 2026. Durante as aulas, realizadas numa cozinha industrial na sede da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, as mães recebem não só a instrução técnica, mas também todo tipo de apoio para manterem-se no Programa. No final de 2024, elas iniciaram a venda de seus produtos em órgãos da administração municipal e na APAE. Durante este processo, elas são remuneradas mensalmente e é constituído um fundo de reserva de 25% do valor total, que será repassado às mães no final do Programa.

 Formar para empreender

Assim como o fermento tem a função de impulsionar o crescimento na preparação de um pão ou bolo, a rotina do Empório Mães Cuidadoras segue pelos mesmos princípios. Iniciado no ano de 2017, o Programa acumula números importantes em termos de produtividade atingindo assim os seus principais objetivos: capacitação, segurança e autonomia.

Em 7 anos foram produzidos artesanalmente mais de 280 mil produtos entre pães, doces, bolos, salgados e chocolates. As “delícias” feitas e comercializadas pelas mães de crianças com deficiência vão muito além do lucro financeiro: significam o resgate da dignidade. O Empório Mães Cuidadoras prova, todos os dias, que mulheres que já haviam perdido as esperanças de cuidar de seus filhos e gerar renda podem ser empreendedoras de sucesso.