Núcleos de Moda/Confecção

Os Núcleos de Moda começaram a ser criados em 2005, quando Sônia Furlan, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri, pesquisando a vocação do Município encontrou na moda uma oportunidade. Os espaços escolhidos para as aulas foram cuidadosamente planejados de acordo com orientação do Senai que foi responsável inclusive pela capacitação dos professores. No dia 30 de setembro de 2005 seria inaugurado o primeiro Núcleo de Moda, no Parque Imperial.

Uma das primeiras turmas formadas no Imperial montou a Cooper Fashion Imperial que fez muito sucesso e mudou a vida de muitas pessoas.

Os Núcleos só cresceram. Eram 4 unidades: Imperial, Vale do Sol, Engenho Novo e Jardim Belval.

Uma das conquistas mais importantes foi a certificação dos cursos dada pelo Senai.

A implantação dos Núcleos de Moda foi de extrema importância para a Campanha do Agasalho. Com a profissionalização em costura, era preciso um tempo de estágio em que as costureiras confeccionavam moletons novos que eram distribuídos para a população mais vulnerável socialmente. Um ciclo de solidariedade. Hoje, os agasalhos são produzidos por costureiras que estão na Confecção Núcleo de Moda. Enquanto trabalham e aquecem, recebem uma bolsa-auxílio mensal.

Ao reassumir a condução do Fundo Social de Solidariedade em 2017, Sônia Furlan reativou os Núcleos.

Antes da pandemia de Covid-19, havia 3 Núcleos que juntos tinham formado 940 alunas(os). Durante a pandemia, produziram 55 mil máscaras de tecido.

 O ano de 2022 começa com 3 Núcleos de Moda a todo vapor. Um, na sede da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) chamado de Central. Outros dois localizados no Parque Imperial e Califórnia/Flórida.

Conforme planejado em 2021, o Núcleo do Vale do Sol transformou-se na Confecção Vale do Sol e iniciou suas atividades no dia 11/05/22. Outra conquista foi a inauguração do Núcleo de Moda no CCPL do Jardim Flórida em 2022.

Os Núcleos se aperfeiçoaram ao longo do tempo: criaram um saco térmico e impermeável que vira uma mochila, ideal para moradores de rua que não desejavam ir para um dos abrigos que a cidade oferece. A ideia fez tanto sucesso, que serviu de inspiração para muitas cidades.

Depois da implantação do Espaço Colaborativo, na sede da Sads, vêm produzindo de forma mais diversa. A cada data comemorativa chegam novidades como pijamas e macacões para o Dia dos Pais, jogos de mesa de Natal, necessaires e aventais. Tudo com muito capricho e bom gosto.