Núcleos de Moda

Os Núcleos de Moda começaram a ser criados em 2005, quando Sônia Furlan, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri, pesquisando a vocação do Município encontrou na moda uma oportunidade. Os espaços escolhidos para as aulas foram cuidadosamente planejados de acordo com orientação do Senai que foi responsável inclusive pela capacitação dos professores. No dia 30 de setembro de 2005 seria inaugurado o primeiro Núcleo de Moda, no Parque Imperial.

Uma das primeiras turmas formadas no Imperial montou a Cooper Fashion Imperial que fez muito sucesso e mudou a vida de muitas pessoas.

Os Núcleos só cresceram. Eram 4 unidades: Imperial, Vale do Sol, Engenho Novo e Jardim Belval.

Uma das conquistas mais importantes foi a certificação pelo Senai dos cursos de Costureiro de Máquina Reta e Overloque para aqueles que estão começando no ramo da costura; Modelista de Roupas e Costura Modular, para quem já tem conhecimentos na área.

A implantação dos Núcleos de Moda foi de extrema importância para a Campanha do Agasalho. Com a profissionalização em costura, era preciso um estágio que era feito confeccionando moletons novos que seriam distribuídos para a população mais vulnerável socialmente. Um ciclo de solidariedade.

Ao reassumir a condução do Fundo Social de Solidariedade em 2017, Sônia Furlan reativou os Núcleos. Hoje são 4: na sede da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Central), Vale do Sol, Parque Imperial e Jardim Califórnia.

Antes da pandemia de Covid-19, havia  3 Núcleos que juntos tinham formado 940 alunas(os). Em 2020, os Núcleos produziram 55 mil máscaras, que foram distribuídas à população. Criaram um saco térmico e impermeável que vira uma mochila, ideal para moradores de rua que não desejavam ir para um dos abrigos que a cidade oferece. A ideia fez tanto sucesso, que serviu de inspiração para muitas cidades.

Os Núcleos se aperfeiçoaram. Após a implantação do Espaço Colaborativo, na sede da Sads, vêm produzindo de forma mais diversa. A cada data comemorativa chegam novidades como pijamas e macacões para o Dia dos Pais, jogos de mesa de Natal, necessaires e aventais. Tudo com muito capricho e bom gosto.