Núcleos de Moda/Confecção

Três Núcleos de Moda e uma Confecção funcionando na cidade. É moda, calor humano e oportunidade de emprego e renda. Só em 2023, os Núcleos de Moda formaram 740 alunas em cursos de: Costureiro de Máquina Reta e Overloque, Assistente de Modelagem Industrial de Roupas, Costura de Roupas (saia, calça, camisa e blusa) e Modelagem de Roupas (saia, calça, camisa e blusa). Os dois primeiros, com carga de 160 horas são os básicos e, na sequência o aluno pode optar pelos demais, considerados avançados. Cada um desses 8 módulos tem carga horária de 48 horas e todo curso tem certificação do Senai.

Desde 2019, excluindo o período de pandemia onde houve paralisação temporária dos cursos, 2.220 pessoas foram formadas.

Em 2024 foram implantados os cursos noturnos. Inicialmente essas aulas serão oferecidas no Núcleo de Moda Central, que funciona dentro do prédio sede da Sads. As aulas no período da noite são muito importantes, pois significam oportunidades para quem trabalha durante o dia.

Outras duas unidades dos Núcleos de Moda estão localizadas no Parque Imperial, ao lado do CRAS Imperial e dentro do CCPL do Jardim Flórida.

CONFECÇÃO

A Confecção do Vale do Sol, inaugurada em 11 de maio de 2022 tem se mostrado essencial, principalmente para a Campanha do Agasalho.

Em 2023, 25 alunas saídas dos cursos dos Núcleos, foram selecionadas e, num período de 9 meses costuraram agasalhos novinhos que foram distribuídos na Campanha do Agasalho. Juntas, fizeram nada menos que 36.145 peças e, para isso receberam uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.320,00 por 4 horas de trabalho.

Além de aquecer as costureiras lançaram moda dentro da Sads confeccionando sacolas e camisetas que marcaram datas como o Dia da Mulher, Outubro Rosa e Novembro Azul.