Crianças e Adolescentes PROFESP

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) chegou à Barueri em 2017 com o objetivo de acompanhar crianças e adolescentes no contraturno escolar oferecendo atividades esportivas, apoio educacional (reforço escolar e oficina de jogos), noções de civismo, ações socioassistenciais, acompanhamento familiar e cuidados com a saúde.

Desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em Barueri a gestão do PROFESP é feita pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) em parceria com o Exército através do 20° Grupo de Artilharia de Campanha Leve (GACL), e  22° Batalhão Logístico Leve. Também são parceiros as secretarias de Esportes, Educação e Gabinete do Prefeito.

O PROFESP complementa o trabalho social realizado com as famílias nos CRAS´s, visando o protagonismo e a melhor qualidade de vida dos alunos.

Atualmente, atende 200 alunos, sendo 100 meninas e 100 meninos, indicados pelos 6 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Barueri, com idades entre 9 e 14 anos. Antes de participarem do Programa, são realizados pelos quartéis, exames médicos para verificar se os adolescentes estão aptos à prática de atividades esportivas.

PROFESP ELITE APRENDIZ

Foi criado pela Lei 2.741/2020 e prevê que ao sair do Profesp Esportes, o jovem, que entrou com 9 anos no programa, aos 14, havendo vagas disponíveis, vá para o Profesp Elite Aprendiz, passe por uma capacitação e seja encaminhado para estágio. Ganhando experiência, é a hora de disputar uma vaga na empresa como aprendiz e depois, competir de forma igualitária com outros candidatos para uma posição no mercado de trabalho.

Em Barueri, a gestão do Profesp Elite Aprendiz é feita pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads).

Desde que foi criado, o Programa já atendeu 196 adolescentes de 14 a 18 anos, sendo que 46 foram encaminhados para estágio de treinamento dentro da Prefeitura de Barueri e 32 estão no mercado formal de trabalho. Só em 2023 foram formados 80 adolescentes. Neste mesmo ano, o Profesp Elite passou a funcionar no prédio sede da Sads.

Durante o Programa, os jovens participam de capacitações, palestras, visitas e mentorias. Há duas fases: a primeira de capacitação teórica, onde recebem um incentivo de 10% do salário mínimo; na segunda fase ocorre o estágio de treinamento, remunerado com uma bolsa-auxílio de 50% do salário mínimo. Enquanto está no Programa o adolescente deve manter 90% de frequência; tanto nas fases, quanto na escola em que está matriculado.

Há parcerias importantes como por exemplo a 7E Equilibrium Desenvolvimento com objetivo de propiciar habilidades e conhecimento para a inserção dos jovens em capacitação prática e mentorias; a Assinco Cursos que ministra as aulas de informática, o Projov que contribui com excelência e responsabilidade social para a formação de cidadania e capacitação profissional de jovens, proporcionando condições de empregabilidade,  a SBB - Sociedade Bíblica do Brasil que contribui com a capacitação levando profissionais de várias áreas e visita monitora na Gráfica da SBB,  além  da secretaria de Educação que viabiliza encontros para reforçar práticas relacionadas ao uso adequado da Língua Portuguesa em documentos, por exemplo.