Coordenadoria de Esportes

A coordenadoria de Esportes administra uma grande grade de modalidades e serviços de saúde e bem-estar que são oferecidos para as mulheres a partir dos 16 anos de idade.

Horário de funcionamento: segunda à sexta-feira, das 06h às 19h.
Telefone: (11) 4706-4046.
E-mail: secmulher.esporte@barueri.sp.gov.br

CONHEÇA ALGUNS PROGRAMAS E ESPAÇOS UTILIZADOS PELA COORDENADORIA DE ESPORTES:

 1.Piscina: situada no andar térreo da Secretaria da Mulher. São realizadas aulas de hidroginástica e natação, modalidades de baixo impacto, em meio líquido. Mulheres com idade a partir dos 16 anos e gestantes podem utilizar a piscina em aulas matriculadas, sendo necessário apresentação de exame dermatológico. A prática de atividades na água oferece muitos benefícios, como: aumento da capacidade cardiovascular, aumento da função respiratória, melhoria da circulação, melhoria da qualidade do sono, fortalecimento muscular global, entre outros.

2.Sala de Dança: situada no andar térreo da Secretaria da Mulher. São trabalhados variados ritmos nacionais e internacionais, trabalhando o corpo e a mente com alongamento, mobilidade, auto defesa, fortalecimento muscular, entre outros, estimulando a memória, melhorando postura e equilíbrio.

3.Quadra: situada no primeiro andar da Secretaria da Mulher. Oferece aulas diversas focadas em movimentos funcionais, atividades cooperativas e competitivas, coreografias, trabalhando a parte física, mental e emocional, auxiliando no emagrecimento, combate a insônia, diminui estresse e ansiedade e fortalece o coração.

4.Deck: situado no segundo andar da Secretaria da Mulher. Ambiente ao ar livre, promove experiências que combatem a depressão, aumentam o contato social e o contato com a luz do sol que, por sua vez, também aumenta os níveis de vitamina D. São realizadas aulas que trabalham a auto defesa, o condicionamento físico, mobilidade, bem estar, entre outros.

5.Academia: situada no primeiro andar da Secretaria da Mulher. Possui equipamentos de primeira qualidade para aulas de musculação e um ambiente completo que proporciona melhor aproveitamento dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos, promovendo benefícios para a saúde como a melhora no condicionamento físico, humor, fortalecimento do corpo e aumento da produção de endorfina.

6.Vão Livre: situado no andar térreo da Secretaria da Mulher. São apresentadas aulas que trabalham o condicionamento físico, mental e emocional, além de alongamento, mobilidade, auto defesa, entre outros. Atividades ao ar livre liberam substâncias que trazem sensação de felicidade e calma após sua realização.

7.Programa Desafio das 12 Semanas: Este programa conscientiza durante 12 semanas as mulheres, sobre a importância do cuidado com a saúde através da criação de novos hábitos, onde as participantes são desafiadas a testar o próprio limite do seu corpo e de sua mente. Seu principal objetivo é que em 90 dias, através dos resultados obtidos, as participantes tenham mais qualidade de vida, que se adaptem a uma alimentação saudável, a prática de atividades físicas e que busquem equilíbrio na sua rotina de tarefas diárias.

8.Comunidade Feminina em Movimento: É uma iniciativa dinâmica leva a energia positiva e as atividades estimulantes a diversos bairros uma vez a cada mês ao longo do ano. Além de promover a saúde e o bem-estar, essa abordagem itinerante funciona como um canal eficaz para destacar os serviços abrangentes disponibilizados pela Secretaria da Mulher em diferentes comunidades. Ao proporcionar momentos de exercício enquanto informa sobre os recursos disponíveis, essa comunidade não só fortalece os laços entre as mulheres, mas também demonstra o comprometimento da Secretaria em levar apoio e serviços relevantes a todos os cantos da cidade. Essa estratégia não apenas transforma a prática de exercícios, mas também solidifica a presença e o impacto positivo da Secretaria da Mulher em diversas localidades.

9.Circuito Verão e Inverno: Dentre os meses de Dezembro, Janeiro e Julho, a Secretaria da Mulher oferece uma grade de aulas especiais para as munícipes inscritas ou não, são oferecidas aulas experimentais sem a necessidade de matrícula para quem deseja conhecer e frequentar a Secretaria da Mulher. É uma iniciativa que traz diversas modalidades de atividades físicas como estímulo para quem deseja viver um cotidiano saudável também nos períodos de férias.

10.Projeto Meninas de Expressão: Projeto com cerca de 150 mulheres inscritas, que leva aulas de danças e ritmos, além de conhecimento e integração das mulheres. Meninas de Expressão é um grupo acolhedor, na qual as mulheres experimentam novas habilidades e possibilidades durante o ano através da arte. Além disso, o grupo propõe a confecção de bonecos que posteriormente são distribuídos em hospitais infantis, orfanatos e bairros carentes.