Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência – CRAM

O CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência da Secretaria da Mulher de Barueri possui como missão promover a ruptura da situação de violência e a construção da cidadania por meio de ações globais e de atendimento interdisciplinar (psicológico, social, jurídico, de orientação e informação) à mulher em situação de violência, bem como exercer o papel de articulador dos serviços da rede de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade social, em função da violência de gênero.

Horário de funcionamento: 7h às 18h
Telefone: 4706-4046
WhatsApp: 99387-6075
E-mail: secmulher.eviolencia@barueri.sp.gov.br

CARTILHA CRAM 

CONHEÇA ALGUNS PROGRAMAS/PROJETOS REALIZADOS PELO CRAM:

1) Programa Guardiã Maria da Penha: instituído pela Lei nº 2455 de 14 de março de 2016, o projeto é voltado à proteção de mulheres em situação de violência doméstica, com medida protetiva, por meio da atuação preventiva e comunitária da Guarda Municipal de Barueri, de forma articulada com a Secretaria da Mulher, Ministério Público do Estado de São Paulo e a Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher.

2) Programa Construindo Novos Valores: realizado com o propósito de orientação e reflexão para mudança de comportamento e ruptura do ciclo de violência para homens autores de violência doméstica. É um programa reflexivo e preventivo, realizado pelo CRAM, em parceria com a Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher – DDM, Poder Judiciário e Polícia Militar.

3) Violência Doméstica e Acidente de Trabalho: conscientização nas empresas sobre a repercussão da violência doméstica e familiar no ambiente de trabalho (SIPAT – Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho).

4) Jovem Cidadão: trabalho preventivo e educativo em relação à disseminação da Lei Maria da Penha e seus reflexos na formação do jovem/adolescente, em escolas, ongs, etc.

5) Chá Lilás: encontros para conscientização e reflexão sobre os direitos assegurados às mulheres, visando a prevenção e a não aceitação de qualquer tipo de violência.

6) Rede Lilás: efetivar o trabalho intersetorial visando excelência nos atendimentos às munícipes e seus familiares, além de criar um fluxo de atendimento eficaz.

7) Importunação Sexual nos Transportes Públicos: trabalho de sensibilização e conscientização dos funcionários para serem multiplicadores das informações relativas à Importunação e Assédio Sexual nos transportes públicos.

8) Campanha Agosto Lilás: comemoração do aniversário da Lei Maria da Penha.

9) Nosso Momento Mulher/Homem: encontros com servidores públicos para promover a reflexão a respeito do tema da violência doméstica e a construção de um olhar mais apurado a possíveis sinais indicativos desta questão no âmbito de sua vida pessoal e profissional.

10) Acolher: capacitação de profissionais de Recursos Humanos das Empresas do Município de Barueri para que possam colaborar de forma efetiva na implantação de políticas, programas e canais internos com a finalidade do combate à Violência contra as Mulheres nas organizações. As empresas que atingirem esse objetivo poderão ser contempladas com o “Selo Social Empresa Amiga da Mulher”.

11) Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres (novembro/dezembro): conscientização e mobilização da sociedade pelo fim da violência contra as mulheres. Começa no Brasil no dia 20 de novembro - Dia da Consciência Negra, perpassa pelo dia 25 de novembro - Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres/Dia Laranja, dia 06 de dezembro - Dia do Laço Branco e vai até 10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos.

12) Mãos emPENHAdas pelo fim da violência contra a mulher: capacitação de profissionais da área da beleza, para que sejam agentes multiplicadores de informação no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, a fim de reduzir os índices de violência e opressão em todos os espaços.

INFORMAÇÕES DIVERSAS:

Lei n° 11.340/2006 - Lei Maria da Penha
Coíbe a violência doméstica e familiar contra as mulheres e estabelece medidas de prevenção, assistência e proteção, além da punição aos agressores.

Tipos de Violência

Física – qualquer conduta que ofenda a integralidade física ou saúde corporal, como: tapas, empurrões, socos ou facadas;
Psicológica – qualquer conduta que lhe cause danos emocionais e diminuição de sua autoestima;
Sexual – qualquer conduta que lhe constranja a presenciar, manter ou participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça ou força;
Patrimonial – quando seus objetos pessoais ou documentos são retidos, destruídos total ou parcialmente, ou ainda seus bens e patrimônios;
Moral – qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria;

LIGUE 180

O Ligue 180 é um serviço de utilidade pública gratuito e confidencial (preserva o anonimato) oferecido pelo Governo Federal. A Central recebe denúncias de violência, reclamações sobre serviços da rede de atendimento à mulher e orienta as mulheres sobre seus direitos e sobre a legislação vigente, encaminha para outros serviços quando necessário. A Central funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados. Ligue de onde você estiver. Denuncie!

CONTATOS:

DELEGACIA DE POLÍCIA DE DEFESA DA MULHER DE BARUERI (24h)
Av. Sebastião Davino dos Reis n° 756, Vila Porto, Barueri/SP
Telefone: (11) 4198 0522 e (11) 4198 3145

BASE GUARDIÃ MARIA DA PENHA (24h)
Rua Sergipe n° 89, Aldeia de Barueri, Barueri/SP
Telefone: (11) 4194-7562