7ª turma: Renascer recebe novos integrantes
- 28 de maio de 2024
Um momento marcado pela emoção e esperança. Assim foi a cerimônia de boas-vindas aos 18 bolsistas da 7ª turma do Programa ReNascer, realizada na quinta-feira, dia 23, na Horta da Gente.
Desde sua criação, em 2018, passaram pelo ReNascer 146 pessoas, divididas em seis turmas; 74 já alugaram suas casas, 31 estão empregadas e sete voltaram a morar com suas famílias. Na Horta da Gente os bolsistas cultivam hortaliças que são distribuídas às famílias carentes cadastradas nos seis Cras (Centros de Referência da Assistência Social) da cidade. Atualmente, são beneficiadas quase 1.400 famílias.
Ser alguém na vida
José Carlos Gomes Lanário, da 6 ª turma, deu as boas-vindas aos novos integrantes e contou como sua vida mudou. “Hoje estou na minha residência, retomei o contato com meu filho e, agora, quando me olham, me sinto importante. O ReNascer faz você ser alguém na vida”, relatou.
A reinserção na sociedade é o grande objetivo do ReNascer. Para isso, eles participam de cursos, visitas técnicas, atividades laborais e recebem uma bolsa-auxílio. Rubens Tavares não conseguiu sucesso na primeira vez que participou do Programa, mas quis e alcançou a segunda chance: “eu quero, eu posso, eu consigo”. Hoje, ele conseguiu ter um carro, uma casa e sua vida de volta.
Cristian José da Silva Prado, da 4 ª turma, mudou de vida e hoje é um produtor hidropônico e trabalha na Ecossystem. Após fazer 24 cursos, o próximo será Engenharia Agronômica.
Daniel Aguiar recebeu a camiseta do Programa, assinou o termo e agradeceu a oportunidade de “usar esse uniforme”. Graduado, pós-graduado, músico, fluente em inglês, ele disse acreditar que o ReNascer é “uma oportunidade para corrigir e mudar o futuro. As drogas me levaram para a rua e ontem, ao enterrar minha mãe, sei que larguei meu último vício”.
Perseverança e força
Autoridades municipais e parceiros do Programa deixaram mensagens de esperança, amor e confiança aos novos integrantes. Walquíria Ansaloni, coordenadora da Horta da Gente, garantiu que seriam recebidos “de todo coração” pela equipe. Paulo Roberto da Silva, secretário da Sads, falou sobre concretização de sonhos. Fátima Almeida, presidente da Cáritas, reforçou que sempre teriam apoio.
Sônia Furlan, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri, idealizou o ReNascer. Para ela, “nenhum projeto que virou programa foi mais importante que o ReNascer”. Ela explicou que quando viu, em 2017, um número significativo de pessoas na rua, entendeu que era preciso fazer algo. “Chegamos a um modelo que considero quase perfeito.
O espaço do Parque Ecológico do Tietê foi o lugar escolhido para fazer a Horta da Gente. A vida é feita de lutas que são sempre difíceis, mas é menos difícil quando você encontra pessoas boas para dar as mãos para vocês. Existe um cuidado, mas, sobretudo, existe amor, a confiança e a certeza de que vocês podem.
É importante que haja perseverança e força. A rua não é um lugar para acolher quem tem dor. A cidade de Barueri é de todos, não discrimina, se preocupa e dá oportunidade. Fiquem nesse espaço abençoado”, declarou Sônia.