Temp

Previdência Social

Agência da Previdência Social - Barueri
Av. Municipal, 405 - Jardim Silveira/Silveira - Barueri - SP
CEP 06433-000
Fone: (11) 4194-6017

Instalada em Barueri desde 19 de abril de 2002, a agência do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) tem atendido, mensalmente, cerca de 12 mil pessoas (144 mil ao ano) de Barueri, Carapicuíba, Jandira e Pirapora do Bom Jesus, além de contribuintes de outras cidades da região, que procuram o posto da Previdência Social.

A maioria dos segurados tem registrado protocolos de benefícios por incapacidade: auxílio doença e acidente de trabalho.

O posto da Previdência Social presta ainda serviços sobre outros benefícios, como: pensão por morte, auxílio reclusão, aposentadorias por idade e tempo de serviço, salário maternidade e amparos sociais ao deficiente e ao idoso, além do atendimento voltado a inscrição dos segurados, contagem de tempo de serviço e orientação.

ESTRUTURA - O atendimento é feito mediante apresentação de CIC, RG, PIS e comprovante de residência. A informatização da Previdência Social dispõe de um banco de dados, que possibilita aos seus funcionários consultarem sobre tempo de serviço e valores de contribuição previdenciária.

Atendimento fácil:
• Pela internet, no site : www.previdencia.gov.br
• Prevfone (pré-agendamento de perícias): 135

 

A Previdência Social precisa fazer parte de sua vida


A vida é o nosso bem mais precioso e a maior parte dela é dedicada ao trabalho.
Você, trabalhador, hoje em atividade para garantir o seu sustento e o da sua família, está sujeito a situações previsíveis ou não, como doença, acidente, gravidez, prisão, invalidez, velhice ou morte.
O seguro do INSS oferece, a baixo custo, benefícios e vantagens que garantem sua segurança e de sua família. É por isso que a Previdência Social precisa fazer parte de sua vida.

Os benefícios da Previdência Social
Quando você se inscreve no INSS, faz um seguro para garantir uma renda mensal, caso fique impossibilitado de trabalhar durante algum tempo ou definitivamente.

Esse seguro, que é pago todo mês, é o único que oferece todos esses benefícios:

* Auxílio-doença
* Salário-família
* Salário-maternidade
* Auxílio-acidente
* Pensão por morte
* Auxílio-reclusão
* Reabilitação profissional
* Aposentadoria por idade
* Aposentadoria por tempo de contribuição
* Aposentadoria por invalidez
* Aposentadoria especial

Trabalhador por conta própria, não fique desprotegido
No Brasil, cerca de 38 milhões de pessoas que trabalham por conta própria não têm o seguro do INSS. Portanto, não têm a proteção da Previdência Social. São pintores, escritores, eletricistas, atores, cabeleireiros, ilustradores, esteticistas, redatores, vendedores, fisioterapeutas, trabalhadores diaristas, músicos, feirantes, corretores, cantores, diagramadores, pequenos e médios empresários, treinadores pessoais, comerciantes ambulantes, bailarinos, profissionais da área de informática e tantos outros.

A Previdência Social está oferecendo uma série de incentivos para que todos se inscrevam no INSS.

Conheça-os e não perca mais tempo.

Não jogue seu dinheiro fora
Se você já trabalhou com carteira assinada (ou como funcionário público) e agora trabalha por conta própria, não jogue fora todas as contribuições que fez à Previdência Social. Inscreva-se no INSS como contribuinte individual, utilizando, inclusive, o seu número do PIS/PASEP, e todo o seu tempo de contribuição para a Previdência Social vai ser contado para sua aposentadoria. E você, ao completar o período de carência, vai ter de volta o direito a todos os outros benefícios que o seguro do INSS oferece.

Lembre-se que, para ter aposentadoria integral, o homem tem que comprovar 35 anos de contribuição. E a mulher, 30 anos. Portanto, quanto mais cedo você voltar a contribuir, mais perto ficará da sua aposentadoria.

O valor do benefício depende do valor da contribuição
Quanto maior for a sua contribuição mensal ao INSS, maior será a sua aposentadoria, observando-a sempre o teto máximo para os benefícios.

Se você acabou de largar um emprego de carteira assinada para ganhar a vida por conta própria, inscreva-se no INSS e mantenha-se na mesma faixa de contribuição, para que você garanta benefícios com o mesmo valor que você teria se continuasse no emprego.

Lembre-se que, se você diminuir a sua faixa de contribuição, você também estará diminuindo o valor dos benefícios a que tem direito, bem como ao aumentá-la fará jus a um benefício com renda mensal maior.

Você pode programar a sua aposentadoria
Todos os que se inscreverem no INSS como contribuintes individuais - tenham ou não trabalhado antes com carteira assinada - podem escolher a faixa em que vão contribuir. Isso permite que o segurado possa planejar, com antecedência, o valor de sua aposentadoria no futuro.

Essa mudança, feita recentemente, é um incentivo para que o trabalhador por conta própria se inscreva no INSS, já que ele não vai mais demorar anos e anos até que possa pagar a contribuição máxima.

Toda segurada tem direito ao salário-maternidade
Entre os incentivos que a Previdência Social está oferecendo aos que trabalham por conta própria, esse é um dos mais atraente: todas as mulheres seguradas no INSS agora têm direito ao salário-maternidade. Basta comprovar que contribuíram durante 10 meses para a Previdência.

O salário-maternidade é pago diretamente na rede bancária, durante quatro meses, ou seja, 120 dias. Esse período pode ser contado a paritr do parto ou, se a segurada preferir, 28 dias antes e 91 dias após.

Quem trabalha para empresa paga menos ao INSS
Quando um trabalhador por conta própria presta serviço a uma ou mais empresas, ele contribui para o INSS somente com 11% sobre sua remuneração. O empregador completa a contribuição, da mesma forma que procede com os empregados com carteira assinada.

Previdência Social também para as donas de casa
Embora trabalhem bastante cuidando da casa e dos filhos, as donas de casa não se preocupam em fazer o seguro do INSS. Portanto, ficam sem a proteção direta da Previdência Social. Na velhice, vão depender da família para sobreviver.

Mas essa situação pode mudar, e muito, se a dona de casa se inscrever no INSS como segurada facultativa. Nesse caso, como qualquer trabalhador por conta própria, ela pode programar a sua aposentadoria, decidindo o valor de sua contribuição mensal.

Reabilitação profissional
Uma das grandes vantagens de estar segurado no INSS é contar com o serviço de reabilitação profissional. Esse serviço proporciona aos segurados que ficaram incapacitados - parcialmente ou totalmente - para o exercício da sua profissão meios para que possam voltar ao mercado de trabalho exercendo uma profissão diferente. O atendimento é feito por uma equipe multiprofissional, que envolve médicos, assistentes socias, psicólogos, sociólogos, fisioterapeutas, entre outros.

É muito fácil ter a proteção da Previdência Social
Quem trabalha por conta própria deve se inscrever no INSS como contribuinte individual. Se já trabalhou antes como funcionário público ou como empregado com carteira assinada, basta preencher a Guia de Recolhimento com o número do PIS/PASEP. Com o primeiro pagamento você já está inscrito na Previdência Social.

A inscrição pode ser feita pelo PREVFONE: 0800 70 0191. A ligação é gratuita. Se preferir, pode se inscrever em qualquer das modernas Agências da Previdência Social, que oferecem rapidez e comodidade aos segurados.

Para quem mora longe dos grandes centros, a inscrição pode ser feita nas unidades do PREVMóvel - veículos equipados que percorrem o Brasil inteiro levando a Previdência Social aos que mais precisam.

O pagamento de contribuições mensais pode ser feito, também, nas casas lotéricas. E quem contribui sobre um salário mínimo pode fazer pagamentos trimestrais.

PREVNet - A internet facilitando a vida do segurado
A Previdência Social vem passando por um amplo processo de modernização para atender os segurado cada vez melhor. Por isso criou o PREVNet, um site na internet. cujo endereço éwww.previdenciasocial.gov.br

Acessando este site o segurado pode obter: extrato de pagamento de contribuições, comprovante anual de renda (para quem recebe benefício), extrato de pagamento de benefícios, cálculo de contribuições atrasadas , andamento de processo de concessão ou revisão de benefícios, certidão negativa de débitos, matrícula de obras, entre outros.

O PREVNet oferece, ainda, inscrição on-line para o Contribuinte Individual, Facultativo, Empregado Doméstico e Segurado Especial.