Temp

“Operação Corta Giro” combate veículos barulhentos na Feira Noturna de Barueri

- 05 de dezembro de 2025

Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr

Resumo:

  • A “Operação Corta Giro” fiscalizou motos e carros com escapamentos irregulares na Feira Noturna de Barueri, visando combater o excesso de ruído.
  • A ação contou com 55 agentes, resultando em centenas de abordagens, 41 autuações e 10 apreensões de motocicletas.
  • Além das multas por escapamentos adulterados, houve autuações por uso de celular ao volante, mas nenhuma arma ou entorpecente foi encontrado.

A Feira Noturna desta terça-feira, dia 2, foi palco da “Operação Corta Giro”, ação conjunta da Guarda Civil Municipal de Barueri (GCM) e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb). O objetivo foi fiscalizar veículos de duas e quatro rodas que circulavam em desacordo com o inciso XI da Lei 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que proíbe “conduzir veículo com o silenciador defeituoso, deficiente ou inoperante”.

A infração tem sido recorrente, sobretudo entre jovens motociclistas que utilizam escapamentos do tipo “corta giro”, responsáveis por amplificar o ruído do motor e gerar forte perturbação à população. “Nosso objetivo é mobilizar a força de segurança para coibir diversas irregularidades e, principalmente, evitar a perturbação do sossego público causada pelos ruídos excessivos”, afirma Leandro Hengles Siqueira, coordenador operacional da GCM de Barueri.

A operação

A ação contou com 40 agentes da GCM e 15 da Semurb, distribuídos em pontos estratégicos das avenidas Arnaldo Rodrigues Bittencourt e Guilherme Perereca Guglielmo. Ao longo da noite, foram realizadas centenas de abordagens, resultando em 41 autuações por diferentes infrações e 10 apreensões de motocicletas por irregularidades graves. Veículos de quatro rodas também foram fiscalizados.

Saiba mais

Além de cinco pontos no prontuário, os condutores foram penalizados com multa de R$ 195,23. Os veículos foram conduzidos ao pátio do Detran em Carapicuíba, que cobra diárias. Para sorte deles, Barueri não cobra taxa de guincho, o que os oneraria ainda mais.

Alguns condutores, mesmo sem terem sido abordados, foram autuados por uso de celular ao volante, infração gravíssima que implica perda de sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47. Todos os ocupantes dos veículos abordados devem descer e são minuciosamente revistados. Na ação daquela noite, não houve apreensão de qualquer arma branca ou de fogo, nem de entorpecentes.

Autuações

Um mototaxista de 28 anos, morador do Parque Viana, foi parado enquanto transportava um passageiro. Ele contou que havia gasto muito dinheiro para retificar o motor recentemente e acabou esquecendo do licenciamento. Agora, terá de arcar com um custo ainda maior para retirar do pátio a moto que utiliza como principal ferramenta de trabalho.

Já um motoboy de Carapicuíba também não escapou da fiscalização ao ser flagrado com o escapamento adulterado. Ele afirmou que possui o escapamento original em casa e até poderia pedir para alguém trazê-lo, mas teve o azar de estar entre os primeiros a serem abordados.

O agente Carvalho, da Semurb, confirma: “Se o condutor consegue resolver o problema no local, ele é autuado, mas o veículo não é apreendido”. Naquela noite, apenas um motociclista conseguiu evitar a apreensão. Ele acionou amigos, que chegaram em poucos minutos com ferramentas e trocaram o escapamento irregular com agilidade digna de uma equipe de Fórmula 1.

Temp Temp Temp Temp