Temp

Agosto Dourado: a importância da amamentação

- 05 de agosto de 2022

Com a proposta de reforçar cada vez mais os benefícios da amamentação, a Unidade Básica de Saúde Adauto Ribeiro (Parque dos Camargos) reuniu especialistas para falar sobre a grande importância do leite materno. A ação é parte da campanha Agosto Dourado que ocorre nas UBSs do município ao longo do mês. Clique AQUI para acessar a programação completa.

A pediatra Elizabeth San Romã abriu os trabalhos do encontro tirando dúvidas de puérperas e gestantes sobre o mito do “leite fraco”.

Não existe leite fraco
“Cada criança tem uma genética, às vezes ela mama e não engorda tanto, mas tem o peso adequado e bom crescimento. Não existe essa história de leite fraco. Por isso é importante o acompanhamento pediátrico para verificar a curva de crescimento e ganho de peso do bebê. E o mais importante: nunca deixe de amamentar. É um ato de amor, estimula o afeto e todas as capacidades cognitivas da criança”, reforça a pediatra.

Mãe mais confiante
Nacsa Pimenta de Souza, de 37 anos, está grávida de 22 semanas de gêmeas e aproveitou o momento para tirar suas dúvidas quanto à amamentação de duas bebês.

“Estou tentando me organizar para cuidar delas. Sou mãe de primeira viagem, e estava preocupada em como dar o seio para as duas. Me sinto mais confiante agora porque sei que meu leite será suficiente para alimentá-las”, revela.

Protegendo a amamentação
Já a fonoaudióloga Patrícia de Paiva Carmelo afirmou que sua missão é proteger a amamentação no peito e ressaltou os riscos do uso de mamadeiras e de chupetas.

“Cerca 70% das crianças que usam chupeta e mamadeira acabam precisando no futuro de ortodontista, fonoaudiólogo e até de cirurgias.  É muito grave achar que o problema está só no dente torto. Os prejuízos se refletem na mastigação, na digestão dos alimentos, no funcionamento intestinal e no sono, que afetam o desenvolvimento da criança”.

A enfermeira especialista em amamentação Anie Karoline Rodrigues de Matos explicou que um dos motivos que garante o sucesso da amamentação é a “pega” correta.

“O nariz do bebê tem que ficar livre.  A boca precisa estar parecida com o formato da do “peixinho”, com o queixo quase encostando no seio. E a pegada deve abranger grande parte da aréola e não somente o mamilo”, detalha Anie.

Doe leite materno, doe vida
A nutricionista do Hospital Municipal Doutor Francisco Moran, (HMB) Vanessa de Fátima Barbosa falou sobre a possibilidade de doação de leite materno, já que a unidade hospitalar conta com uma UTI neonatal – Unidade de tratamento Intensivo para prematuros e recém-nascidos. A Unidade mantém cerca de 30 bebês que dependem do leite materno em estoque.

“O setor pode armazenar até 250 litros de leite materno, e hoje o nosso estoque conta com 78 litros, muito abaixo da nossa capacidade”, alerta a nutricionista.

Para doar é simples, mas exige alguns cuidados. A equipe do HMB está pronta para ajudar nas orientações de como fazer a ordenha, a higienização do frasco para guardar o leite, o período de armazenado no congelador, dentre outras informações. 

Para obter mais informações sobre doação ligue para o Banco de Leite Humano (11) 2575-3269 ou mande um e-mail para blhbarueri@hmb.spdm.org.br.

Temp Temp Temp Temp