Empreendedorismo inclusivo ganha espaço com feira mensal em Barueri
- 09 de fevereiro de 2026
Siga o canal oficial da Prefeitura de Barueri no WhatsApp
Confira as fotos no Flickr
Resumo:
-
A Feira Empreendedora Inclusiva (FEI) acontece mensalmente na SDPD e promove a exposição de produtos feitos por pessoas com deficiência e seus familiares, incentivando a geração de renda.
-
A iniciativa surgiu a partir de demandas internas da Secretaria e conta com capacitação do Sebrae para profissionalizar os participantes.
-
Atualmente, 26 pessoas estão cadastradas, sendo 13 ativas nas edições da feira.
Realizada na primeira semana de cada mês, das 8h30 às 18h, na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), localizada na Rua Vereador Izaias Pereira Souto, nº 175, no Jardim Belval, a Feira Empreendedora Inclusiva (FEI) é um espaço voltado à valorização do empreendedorismo inclusivo em Barueri. O evento tem como objetivo a exposição e a divulgação de produtos desenvolvidos por pessoas com deficiência e/ou por seus familiares, promovendo a geração de renda com base nos princípios da economia solidária, eixo de trabalho vinculado à gestão técnica da Secretaria.
A FEI surgiu a partir da demanda da Oficina de Culinária da SDPD e da necessidade identificada entre usuários do Centro-Dia, serviço destinado a pessoas com deficiência acima de 18 anos, voltado à ação ocupacional e à geração de renda por meio da economia criativa, especialmente na produção de artesanato e outros produtos confeccionados pelos próprios usuários e suas famílias. Com o tempo, pessoas com perfil semelhante, atendidas por outros setores da SDPD, também passaram a integrar a feira, após análise e validação da gestão técnica da pasta.
Como participar da Feira
Para participar da FEI, é necessário que a pessoa com deficiência esteja cadastrada na SDPD, desenvolva produtos artesanais com finalidade de geração de renda e passe por entrevista técnica, que avalia a compatibilidade do perfil com os objetivos da ação. Os participantes iniciaram sua trajetória a partir do aprendizado prático na confecção dos produtos e, em alguns casos, receberam formação específica por meio da Oficina de Linhas da SDPD.
Saiba mais
Em 2025, visando à profissionalização dos expositores, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), parceiro institucional do município, ofereceu capacitação voltada à prática de exposição e divulgação de produtos. A iniciativa terá continuidade ao longo de 2026. Atualmente, a ação conta com 26 pessoas cadastradas, das quais 13 participam ativamente das edições da feira.
Microempreendedora desde 2013, confeiteira desde 2018 e atualmente professora de confeitaria, a munícipe Edivania Maria da Silva, moradora de Barueri há três anos e mãe de uma usuária do Centro-Dia da SDPD, destaca a importância da FEI para a formação empreendedora. “Participo da feira desde agosto, e ela reforça a nossa participação nos cursos do Sebrae dentro da SDPD. Já tivemos um módulo e outros estão previstos para 2026. Todas nós estamos sendo orientadas. No meu caso, já tenho experiência e um olhar técnico, mas todo conhecimento é válido. O Sebrae nos ensina desde como organizar o negócio até precificação e posicionamento da marca, o que tem sido fundamental para impulsionar nossos empreendimentos”, afirma.
Da redação
Crédito das fotos: Tatiane Zechetto/Secom Barueri
