Centro de Equoterapia de Barueri ganha linha de ônibus
- 12 de agosto de 2021
A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri (SDPD) faz aniversário na quarta-feira (dia 18), quando completa 11 anos da Lei Complementar 256, que criou a pasta no município. Mas neste ano, o presente chega mais cedo.
Na terça-feira (dia 17) entra em operação a linha municipal T253BI1: “Barueri (Centro) – Centro Municipal de Equoterapia”, que parte do terminal central e segue até a avenida Eucaliptos, em Alphaville, onde fica a hípica municipal em que a SDPD oferece, a pessoas com deficiência, o tratamento gratuito com a utilização de cavalos para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo.
Construído pela Prefeitura de Barueri, o Centro de Equoterapia foi inaugurado em outubro de 2018 e atualmente atende cerca de 300 pessoas com deficiência. Para melhorar as condições de locomoção deste público até o local, a SDPD contou com as parcerias da Secretaria de Governo, responsável pelo transporte público na cidade, e da Secretaria de Obras, que executou a duplicação da via de acesso ao local.
Itinerário
A nova linha, que começa a operar na terça-feira (dia 17), funcionará de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h, com o letreiro T253BI1: “Barueri (Centro) – Centro Municipal de Equoterapia”.
O ônibus parte do Terminal Rodoferroviário Gualberto Tolaine (Centro) e sobe a avenida Tancredo Neves para acessar a rodovia Castelo Branco com sentido à capital. Na saída do Km 23, o coletivo chega a Alphaville, sobe a alameda Rio Negro até o final, vira à direita na alameda Mamoré e segue até o segundo retorno da alameda Amazonas para acessar a avenida Paiol Velho e depois a avenida Eucaliptos, onde fica a Equoterapia. No trajeto de volta, é percorrido o mesmo itinerário até chegar ao terminal central.
Além de transportar as famílias que frequentam o Centro Municipal de Equoterapia, o ônibus T253BI1, por oferecer uma viagem rápida, também beneficia outros passageiros com destinos próximos, já que a linha compõe normalmente o sistema de transporte municipal, com paradas para embarque e desembarque nos pontos oficiais, direito à integração unidirecional e utilização do cartão Benfácil.