
Torneio Intercaps Oeste reúne centenas de pessoas no José Corrêa e celebra a luta antimanicomial
- 19 de maio de 2025
Resumo:
- O Ginásio José Corrêa, em Barueri, recebeu no dia 15 de maio o Torneio Intercaps, reunindo CAPS de seis cidades da Região Oeste em atividades esportivas e culturais como parte da Semana de Luta Antimanicomial.
- O evento destacou a importância do cuidado humanizado em saúde mental e promoveu integração entre usuários, familiares e profissionais.
- Jandira foi a campeã do torneio de futsal, seguida por Itapevi III e Barueri I.
Na manhã desta quinta-feira, dia 15, centenas de pessoas compareceram ao Ginásio Poliesportivo José Corrêa para a realização de mais uma edição do Torneio Intercaps. Essa competição entre os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da Região Oeste: Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba.
O evento, organizado pela Secretaria de Saúde de Barueri em parceria com a Secretaria de Esportes, faz parte da Semana de Luta Antimanicomial e visa conscientizar a população sobre a importância de um tratamento mais humanizado para pessoas com transtornos mentais, em vez do confinamento. Barueri oferece esse atendimento de excelência por meio dos CAPS Adulto, CAPS Álcool e Drogas e CAPS Infantojuvenil.
O professor Rafael Alves, orador do evento e árbitro de algumas partidas, anunciou a primeira atividade do dia: uma animada aula de zumba conduzida por Wesley Oliveira, muito elogiado pela população de Barueri. Familiares e amigos aceitaram o convite e tomaram conta da quadra, lado a lado com atletas e dirigentes.
Na continuação, atletas de vários municípios da Região Metropolitana Oeste iniciaram os jogos. O torneio foi disputado em clima amistoso, mas com muita garra dentro de quadra. Após diversas partidas, a equipe de Jandira sagrou-se campeã ao vencer Itapevi III nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo regulamentar. Barueri I ficou com o terceiro lugar, encerrando o torneio invicto, mas fora da final pelo critério de saldo de gols.
Saiba mais sobre a competição
Osasco participou com uma delegação de 15 atletas de futsal e um jogador de xadrez, liderados pelo psicólogo José Roberto Oliveira e Silva. Ele elogiou a estrutura oferecida por Barueri, mas destacou o mais importante:
— Já participamos de outros eventos similares, mas não estamos preocupados com os resultados dos jogos, e sim com os benefícios que os nossos usuários obtêm com esse tipo de atividade — afirmou.
Barueri foi representada por duas equipes de futsal, mas Itapevi se destacou, trazendo cerca de 30 atletas e formando três times. Em um jogo entre duas equipes da cidade (Itapevi 2 x Itapevi 3), os atletas dividiram o mesmo banco de reservas, demonstrando espírito de união e fraternidade. Isso é que é fair play!
Resultados
- Barueri I 1 x 0 Osasco
- Itapevi 0 x 2 Carapicuíba
- Jandira 3 x 0 Barueri II
- Santana de Parnaíba 1 x 1 Itapevi II
- Itapevi III 5 x 0 Osasco
- Barueri I 3 x 1 Carapicuíba
- Jandira 4 x 1 Santana de Parnaíba
- Itapevi I 4 x 0 Barueri II
- Itapevi II 0 x 7 Itapevi III
- Decisão do 3º lugar: Barueri I 5 x 1 Santana de Parnaíba
- Final: Jandira 2 x 2 Itapevi III (Pênaltis: Jandira 3 x 2 Itapevi III)
Jandira, a campeã, recebeu o troféu da competição, e todos os seus atletas foram agraciados com medalhas, assim como os de Itapevi III (vice-campeã) e de Barueri I (3º lugar), que terminou o torneio invicto, mas ficou fora da final por ter perdido no saldo de gols — critério de desempate.
Os supercraques
- Artilheiro: Romarcos Rodrigues (Itapevi III) – 5 gols
- Goleiro menos vazado: Daniel Silva (Barueri I) – 2 gols sofridos
- Melhor atleta: Augusto Matias (Jandira) – Vice-artilheiro com 4 gols
A torcida
O apoio dos familiares e amigos não faltou nas arquibancadas. Muitos trouxeram instrumentos profissionais, como atabaques, pandeiros, tamborins, agogôs e até zabumbas e triângulos. Outros improvisaram com latas vazias de leite em pó e até com a ensurdecedora vuvuzela.
Xadrez
A modalidade de xadrez não teve caráter competitivo, mas vários enxadristas e aprendizes se sentaram frente ao tabuleiro. Quem estava de fora, comentava os erros e acertos das jogadas. Destaque para Adauto Donizete Vieira, de Osasco, e para Abnael Lopes de Paula, Gilson Bezerra Cavalcante e Roberto Lipa Neto, todos de Barueri.





